Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Irreversível". Dilma tem os dias contados na Presidência, diz analista

18 abr, 2016 - 19:38 • José Carlos Silva

Em entrevista à Renascença, o analista político brasileiro Paulo Baía elogia a “maturidade das manifestações de rua” e considera que a luz verde da Câmara dos Deputados à destituição de Dilma espelha a vontade da maioria dos brasileiros.

A+ / A-

Dilma Rousseff não vai desistir de lutar para continuar na Presidência do Brasil, mas deverá ter os dias contados. O seu possível sucessor, o vice-presidente Michel Temer, terá no máximo um mês para mostrar o que vale, defende o analista político Paulo Baía em entrevista à Renascença.

O professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro elogia a “maturidade das manifestações de rua” e considera que a luz verde do Congresso à destituição de Dilma espelha a vontade da maioria dos brasileiros.

Que leitura faz da aprovação do “impeachment” no Congresso dos Deputados?

Quando 70% dos deputados votam pelo 'impeachment' da Presidente Dilma, consagra-se uma situação que já era prevista nas sondagens de opinião que vai ao encontro ao sentimento da maior parte da população brasileira que vinha desaprovando o Governo da Presidente Dilma, que vinha querendo o afastamento da Presidente Dilma, e os deputados votaram de acordo com a vontade da maioria da população.

O resultado é muito expressivo e, no meu entendimento, ele é um marco irreversível em relação à Presidente Dilma. Temos outros passos a serem tomados, mas o que aconteceu ontem [domingo] na Câmara dos Deputados, com a intensidade que foi, com o número de deputados, 70%, de todas as regiões brasileiras, mostra que o Senado terá muita dificuldade em reverter essa situação.

No congresso houve muita paixão durante a hora da votação. Isso poderá passar para as ruas? O que espera nos próximos tempos?

Essa paixão já estava nas ruas, mas há uma desproporção. Há um grupo muito bem organizado, que sabe e tem tradição de fazer manifestações e um grupo novo que ainda está a aprender a fazer manifestações. Os que estão a favor do 'impeachment' são um grupo que não tem tradição de rua, mas que tem conseguido, ao longo de 2015 e início de 2016, colocar muitas pessoas na rua. Do outro lado, os movimentos sociais organizados, o Partido dos Trabalhadores, sob a liderança de Lula da Silva, têm experiência de colocar gente na rua e vai colocar gente na rua, fazendo com que um provável Governo de Michel Temer [o actual vice-presidente] tenha dificuldades na sua gestão, porque não vai conseguir unanimidade.

Agora, não acredito em conflitos de rua. Podem acontecer situações isoladas, mas o que aconteceu ontem com os dois grupos, manifestando-se com intensidade e em grande quantidade de pessoas, mostra a maturidade das manifestações de rua.

Dilma Rousseff vai baixar os braços depois desta votação na Câmara dos Deputados?

A linha da Presidente Dilma e dos seus auxiliares próximos, Jaques Wagner é um deles, ou o advogado geral da União, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, é na linha de resistência que já vinha sendo feita na Câmara dos Deputados e que continuará sendo feita.

Dilma errou na condução de construir uma maioria no Parlamento. Governo não governa com minoria, governa com maioria. E ela não conseguiu essa maioria na Câmara dos Deputados e não tem essa maioria no Senado Federal. Então, vai ser um acto de resistência e de dificuldade, mas ela não conseguirá barrar porque já tem pelo menos 45 votos no Senado, o que gera aceitação do processo no Senado e, assim que ele for aceite no Senado, ela é afastada por 180 dias.

A imprensa adianta que Dilma poderá recorrer ao Supremo Tribunal por causa de alegadas irregularidades no processo de destituição...

Certamente, ela vai recorrer como recorreu dias antes da votação. Em nome do Governo, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, recorreu para anular todo o processo. O Supremo Tribunal confirmou a decisão de que a Câmara deveria continuar. Eles vão insistir na linha da judicialização do processo, agora também no Senado, para tentar anular o processo. A tendência que se observa no Supremo é manter o rito como está estabelecido.

O vice-presidente Michel Temer já estará a preparar o novo Governo?

Michel Temer já sinalizou como será o seu futuro Governo. Assim que o Senado tomar a decisão de afastamento provisório da Presidente Dilma, ele já entra fazendo as modificações de diminuição do tamanho do Governo, de corte de gastos na máquina do Governo, de intensificar a manutenção dos programas sociais, manutenção da Bolsa-Família e criar um clima que leve os empresários a voltarem a produzir, na medida em que a produção brasileira está paralisada e ele está a conversar com os empresários para que eles retomem o processo produtivo. Ainda não é o de investimento, é um processo produtivo, porque Michel Temer não tem tempo.

Ele não terá o tempo que Dilma teve, 100 dias de lua de mel com o Governo. Ele vai ter que tomar essas medidas, imediatamente, no primeiro mês de Governo, medidas muito de emergência. A partir daí, abrir uma discussão com toda a sociedade, com o Congresso, o que fazer a longo prazo. A crise brasileira não sairá imediatamente da pauta. Vamos ter essa crise percorrendo o ano de 2016, 2017 e 2018. Será uma longa crise. Mas o que Michel Temer espera fazer de saída é reverter o clima de expectativa, criar um clima de esperança imediata junto à população brasileira. Isso é o que os seus principais interlocutores vêm dizendo e ele vem com experiência e tem como fazer uma maioria no Congresso Nacional, coisa que Dilma não teve desde o início do seu mandato. A votação de ontem indica que Temer terá sucesso, pelo menos, no primeiro mês de Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Henrique
    22 abr, 2016 Lisboa 21:49
    A farsa lulopetista, apátrida,envolveu-se com o gangsterismo internacional,operou com empresas que retornaram propinas( no sentido brasileiro) na Venezuela chavista, na Cuba castrista, no Brasil e em muitos países africanos....num movimento tipo "internacional socialista"....onde os dirigentes ficam milionários e os povos na miséria...Apesar do ateísmo lulopetista, a exemplo de outros movimentos comunistas, nos resta a esperança da volta do Senhor ,para a limpeza apocalíptica que tanto já se faz necessária e tem os sinais já revelados.
  • Henrique
    22 abr, 2016 Lisboa 21:34
    Recém retornei a Lisboa....no Brasil, hoje com um Portugal ou mais de desempregados, centenas de milhares de empresas fechadas, pois chegou a hora de pagar a conta do desperd´cio e da compra de votos ,que acabou com a democracia, exercitada pelo lulopetismo nos ultimos 14 anos. MUITO SOFRIMENTO AINDA VIRÁ...E QUANTO MAIS TEMPO A CORJA QUE SE APODEROU E LIQUIDOU O bRASIL FICAR ...MAIS INTENSO SERÁ O SOFRIMENTO DO POVO BRASILEIRO....trabalhador que é...foi viciado nas esmolas lulopetistas e vai ser difícil convencê-lo que que viver requer suor....e não adianta dizer isto aos fanáticos lulopetistas...são beneficiados deste processo ign´bil de dominação e reagem com violência a qualquer "primavera" que se avizinhe no horizonte. Se não acredita , vá ao Brasil e compre um par de cuecas em 24 meses...e pague o módico juro de 440% ao ano....um dos truque utilizados por lula e seus aliados banqueiros, crédito fácil porém caro...afinal o tomador ignorante não sabe o que seja "juros compostos"...é apenas um exemplo dos milhares com que enganaram ao povo. Nem todos os enganados são criminosos, mas a quadrilha montada , que aparelhou o Estado Brasileiro, todos milionários,alguns presos, pretendiam uma América do Sul comunista , " bolivariana"...com seus dirigentes , claro ricos...em brave o Capo di tuti capi, lula, vai ver o sol nascer quadrado.
  • Juzeca
    19 abr, 2016 Azeitão 10:33
    Belíssima análise, com trato fino por parte do jornalista-entrevistador. Um belo exemplo de como a Rádio Nascença é um primor no que toca a notícias. Parabéns também ao espectacular Ricardo o-Rodrigues pela extraordinária adaptação dos conteúdos ao site.
  • Fernando Manuel
    18 abr, 2016 Viana 21:53
    O caso recente da Venezuela Chavista, a que agora se junta ao do Brasil, é uma prova inequívoca de que os partidos direitistas estão de volta na América Latina, o que é grave para os seus povos...
  • Fátima
    18 abr, 2016 LIsboa 21:44
    "...espelha a vontade da maioria dos brasileiros??? Ela não foi eleita pelo voto da maioria dos brasileiros????? Chamo a isto outra coisa....
  • DOUGLUSA
    18 abr, 2016 Alcabide 21:39
    Que vergonha esta matéria, vcs repetem tudo que a Rede Globo manda. Não está acontecendo um "julgamento" e sim um "GOLPE". Se fosse pela corrupção o Dep.Eduardo Cunha estava na cadeia. Vaquinhas de Presépio.
  • Brasuca
    18 abr, 2016 Conchinchina 21:15
    É a " Primavera Sulamerica " que começou na Argentina e vai contagiar a parte sul do continente Americano. Os povos dos países que compõe esta parte do planeta estão cansados de tanta mentira e tanta roubalheira, a esquerda finalmente está deixando a máscara cair e mostrar a sua verdadeira cara. Venezuela e Bolívia serão os próximos a serem libertados dessa corja maldita que a pretexto de estar ao lado dos pobres, roubam-lhe o pouco de dignidade que ainda tem. Distribuem-lhe esmolas que não passam de compra votos e de suas consciências enquanto enriquecem e engordam as suas contas bancárias nacionais e principalmente no estrangeiro. Utilizam a velha tática romana da política do pão e circo para enganar aqueles que nada entendem de política, e que pensam com os intestinos., em vez de lhe darem trabalho para que possam viver do seu esforço sem dever favores. Está no fim graças a Deus, e que o povo brasileiro comece a ter consciência e amadurecer politicamente para não cair nas mentiras dos espertos.
  • Brasuca
    18 abr, 2016 Conchinchina 21:08
    É a " Primavera Sulamerica " que começou na Argentina e vai contagiar a parte sul do continente Americano. Os povos dos países que compõe esta parte do planeta estão cansados de tanta mentira e tanta roubalheira, a esquerda finalmente está deixando a máscara cair e mostrar a sua verdadeira cara. Venezuela e Bolívia serão os próximos a serem libertados dessa corja maldita que a pretexto de estar ao lado dos pobres, roubam-lhe o pouco de dignidade que ainda tem. Distribuem-lhe esmolas que não passam de compra votos e de suas consciências enquanto enriquecem e engordam as suas contas bancárias nacionais e principalmente no estrangeiro. Utilizam a velha tática romana da política do pão e circo para enganar aqueles que nada entendem de política, e que pensam com os intestinos., em vez de lhe darem trabalho para que possam viver do seu esforço sem dever favores. Está no fim graças a Deus, e que o povo brasileiro comece a ter consciência e amadurecer politicamente para não cair nas mentiras dos espertos.
  • AP
    18 abr, 2016 Canada 20:50
    Isto é so o principio! os politicos que pessem que tudo é deles, estao muito enganados, quando o povo acorda da nisto.
  • luis
    18 abr, 2016 Lisboa 20:32
    Esse Temer não é uma pessoa que está a contas com a justiça por corrupção? Assim como a maioria dos deputados que votaram ontem pelo impichamento?

Destaques V+