Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PSOE propõe acordo alargado para governo de esquerda

26 abr, 2016 - 11:59

Proposta de última hora, no dia em que o rei volta a receber os partidos. O limite para um acordo com o Cidadãos, o Podemos, a coligação Compromisso e outras formações de esquerda é quarta-feira, às 16h00.

A+ / A-

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) anunciou, esta terça-feira, estar disponível para um acordo alargado com a esquerda, visando a formação de um governo e evitar a realização de novas eleições.

No dia em que o rei de Espanha inicia nova ronda de audiências com os partidos, o PSOE responde a um repto lançado pela coligação Compromisso e diz estar disponível para um acordo alargado com o Cidadãos, o Podemos, a Compromisso e outras formações de esquerda.

As 16h00 de quarta-feira são o prazo limite para a obtenção de um acordo.

O porta-voz do PSOE, António Hernando, fez o anúncio, explicando que o governo do PSOE seria presidido por Pedro Sanchez, mas integrado por personalidades independentes. Ainda de acordo com Hernando, Sanchez apresentaria uma moção de confiança no prazo de dois anos.

Os espanhóis foram a votos a 20 de Dezembro, mas nenhum partido teve maioria absoluta e, até agora, não houve acordo para a formação de um Governo maioritário. O Partido Popular foi a força partidária mais votada.

A primeira tentativa para formar Governo foi entregue a Mariano Rajoy, do PP, mas o actual chefe de Governo não conseguiu aliados.

O partido liderado por Mariano Rajoy conquistou 28% dos votos e 123 mandatos de deputados. O PSOE conseguiu 22% dos votos, 90 lugares no Parlamento.O Podemos teve 20% dos votos, 69 lugares de deputados.O Cidadãos garantiu 40 mandatos, quase 14% dos votos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 26 abr, 2016 14:45
    Mas qual a razão de escreverem Preidente comletra grande e rei com pequena?Que raio de democracia!

Destaques V+