28 abr, 2016 - 23:59
Um sismo de magnitude 7,0 na escala de Richter foi registado esta quinta-feira no arquipélago de Vanuatu, no Oceano Pacífico, e chegou a ser lançado um alerta de tsunami que, no entanto, já foi levantado.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor de terra teve origem a 35 quilómetros de profundidade e foi inicialmente classificado de magnitude 7,3 pelo Centro Nacional de Alertas de Tsunami norte-americano (NTWC).
"Vagas perigosas de tsunami provocadas por este tremor de terra são possível num raio de 300 quilómetros do epicentro, ao longo das costas de Vanuatu", informou o NTWC em comunicado.
O epicentro localizou-se a 209 quilómetros da capital, Port Vila, segundo o USGS.
O centro nacional de alertas de tsunami emitiu inicialmente um aviso, mas acabou por o cancelar por "não existir ameaça".
"Sentimos o sismo, mas o que perdemos foi um vaso e algumas flores", afirmou Dave Cruz, gestor de uma estância turística na ilha Espírito Santo. "Aqui, os sismos são parte da vida", acrescentou.
O Vanuatu está situado na zona do "Anel de Fogo", uma área de forte atividade tectónica que está sujeita a frequentes sismos e erupções vulcânicas.
Não há, para já, notícia de vítimas ou estragos.
[actualizado às 01h30]