Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

TTIP Leaks

UE nega que acordo com os EUA seja ameaça aos consumidores

02 mai, 2016 - 19:52

A comissária europeia do Comércio considera que a fuga de informação é uma “tempestade num copo de água” e que nada está fechado.

A+ / A-

Veja também:


A Comissão Europeia rejeita que a segurança dos consumidores fique em causa com o acordo comercial em negociação com os Estados Unidos.

Bruxelas garante que o Acordo de Livre Comércio e Investimento (TTIP, na sigla inglesa) ainda não está fechado, em reacção ao "TTIP Leaks", os documentos confidenciais agora divulgados pela organização ecologista Greenpeace.

A comissária europeia do Comércio, Cecilia Malmstrom, considera que a fuga de informação é uma “tempestade num copo de água”.

Cecilia Malmstrom assegura que Bruxelas não se vai precipitar para assinar um acordo antes do fim do mandato do Presidente norte-americano, Barack Obama, em Janeiro de 2017.

“Se não for bom o suficiente, nós só temos de dizer: ‘Desculpem, mas temos que deixar o acordo no congelador’ e esperar pela próxima administração norte-americana.”

A Casa Branca não confirma nem desmente a veracidade dos documentos agora divulgados pela Greenpeace, mas acredita que as negociações não vão ser afectadas.

“Há a possibilidade e nós queremos concluir as conversações até ao final do ano. Acho que não há nada nesta fuga que possa ter impacto material na nossa capacidade de fechar o acordo”, disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

Greenpeace revela exigências dos EUA à Europa

O movimento ambientalista divulgou esta segunda-feira mais de 200 documentos confidenciais das negociações entre a Europa e os Estados Unidos sobre o TTIP.

A Greenpeace avisa que existem ameaças à saúde pública, ambiente e clima.

Por exemplo, os Estados Unidos ameaçam dificultar a exportação de carros europeus, se a Europa não se comprometer a importar mais produtos agrícolas norte-americanos.

Mas, neste sector, a legislação do lado de cá e do lado de lá é diferente, na Europa mais rígida em relação a segurança alimentar e saúde pública.

Outro exemplo é a indústria de cosmética, que nos EUA ainda é autorizada a fazer testes com animais, prática que é proibida na Europa.

A denúncia da Greenpeace foi feita numa conferência de imprensa da organização, na Holanda. Os documentos em causa referem-se a matérias como agricultura, transacções no sector industrial e comunicações electrónicas, incluindo serviços de internet

Os dados confidenciais agora revelados são relativos à ronda 12 das negociações, que aconteceu em Abril.

Na semana passada aconteceu a ronda 13 e, em comunicado, o negociador da União Europeia apontada alguns avanços, nomeadamente alguns textos consolidados em algumas matérias, mas nada fechado. Sublinha que o acordo final terá de ser o mais ambicioso, equilibrado e compreensivo para as duas partes.

A próxima ronda de negociações entre a União Europeia e os Estados Unidos, sobre o acordo que poderá colocar 100 mil milhões de euros nas economias dos dois lados do Atlântico, deverá realizar-se em Julho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fernando silva
    03 mai, 2016 coimbra 23:13
    Quem pode acreditar em tratados de comércio com os Estados Unidos??? Os dirigentes europeus estão a meter as mãos no lume !!! Nada de bom virá para a Europa e para os europeus!!!!!
  • adolfo dias
    03 mai, 2016 albogas 06:32
    ó óscar quem declarou bancarrota foi porto rico e não a costa rica!
  • fr
    03 mai, 2016 portugal 01:04
    Eu sempre soube desde o dia 1 que deitar a VW abaixo foi uma ideia Norte Americana, pois isso é o que eles têm feito desde dia 1, prejudicar a EUROPA, exemplos: Matar o Saddam porque ele quis destruir o Petrodollar e transforamar em PetroEuro, invadir o Iraque e causar imigração em massa para a Europa, obrigar nações Europeias a albergar ogivas nucleares Americanas de modo a prejudicar as relações EuroAsia (perdemos bilhões com as zangas com a Rússia) e pronto...toda a gente a acreditar que os americanos são alguma coisa de jeito quando são um poço de violações aos direitos humanos, domésticamente e no estrangeiro. Distância desses gajos mazé.
  • Rodolfo
    02 mai, 2016 porto 22:28
    Então, porque este secretismo todo?! Que garantias dão que isso seja verdade?! A verdade é que têm a lata de afirmar uma mentira destas, porque há gente que ainda acredita nesta mentira descarada...
  • tiro no pé
    02 mai, 2016 Santarém 22:05
    Claro que da UE só saem bons negócios basta olhar para a globalização e seus efeitos para verificarmos como o desemprego na Europa galopou.
  • A.Oscar
    02 mai, 2016 Portimão 21:15
    O maior problema está na Imperatriz Ângela Merkel poder aceitar algo Americano sem consultar todos os M.E U. Pois o Obama foi logo direito a ela para conseguir o acordo comercial. Foi ele que arruinou o comércio entre os membros da comunidade e foi ela que impôs as sanções `Russia, quando na realidade foi ele que trocou de Presidente com cinco biliões de dólares para fazer mal á Russia e assim o mundo comercial declinou. Não esqueçam que a partir do dia de hoje 02/05/2016 a Costa Rica declarou Bancarrota e não mais pagará aos credores .
  • Vítor Simões
    02 mai, 2016 Maputo 20:53
    Gostava de saber qual a necessidade de "leaks". Porque não é divulgada toda a informação se os políticos estão apenas e só a negociar o que não lhe pertence mas pertence aos povos que os elegeram. É irritante ver os políticos a "fechar o jogo" como se fossem donos dos meios que usam.
  • F Soares
    02 mai, 2016 a da Gor5da 20:48
    Se o acordo for assinado vai ser o enterro da Europa.... e o desaparecimento rápido da UE!
  • Almocreve
    02 mai, 2016 Lisboa 20:24
    Mas é que têm mesmo que negar...!!!

Destaques V+