Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Anuladas votações que aprovaram "impeachment" de Dilma, mas Senado resiste

09 mai, 2016 - 16:02

Reviravolta no processo que poderá conduzir à destituição da Presidente brasileira. Dilma pede calma: "As coisas não se resolvem assim. Vai ter muita luta, muita disputa, muita".

A+ / A-
Anulada votação contra Dilma na Câmara dos Deputados
Anulada votação contra Dilma na Câmara dos Deputados

O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, anulou esta segunda-feira a votação no parlamento do processo de destituição da Presidente Dilma Rousseff, mas o líder do Senado contesta a decisão.

Waldir Maranhão justifica a decisão com o facto de não ter sido dada liberdade de voto aos deputados. Maranhão decidiu acolher o pedido feito pelo advogado-geral da Advocacia-Geral da União, a defesa de Dilma, José Eduardo Cardozo. “Ocorreram vícios que tornaram nula de pleno direito a sessão em questão”, afirma o presidente interino, em comunicado, citado pelo site G1, da rede Globo.

A decisão implica que o processo de “impeachment”, que já tinha seguido para o Senado, regresse à Câmara dos Deputados para ser novamente votado.

Senado não trava processo

Mas o presidente do Senado rejeita a decisão do presidente interino da Câmara dos Deputados e vai prosseguir com o processo de destituição de Dilma Rousseff.

Renan Calheiros considera que a anulação da votação na Câmara dos Deputados “é uma brincadeira com a democracia”.

A Câmara dos Deputados brasileiros aprovou a destituição de Dilma Rousseff a 17 de Abril, por 367 votos a favor e 137 contra. Maranhão foi um dos deputados que votou contra a destituição de Dilma.

O processo de “impeachment” seguiu depois para o Senado, onde deveria ser votado esta quarta-feira o afastamento de Dilma por 180 dias. Segundo a Folha de São Paulo, não é certo se o calendário será mantido.

Maranhão, deputado do PP, substituiu Eduardo Cunha na presidência da Câmara dos Deputados na semana passada. Um juiz do Supremo Tribunal Federal entendeu que Cunha tentou "retardar as investigações" do processo Lava Jato, determinando o seu afastamento do cargo de deputado federal e da presidência da Câmara dos Deputados.

A oposição já anunciou que ainda durante esta segunda-feira avançará com pedido de recurso da decisão de Maranhã no Supremo Tribunal Federal. “Não vamos aceitar. Ele não tem autoridade para tomar uma decisão dessas”, disse o deputado Pauderney Avelino, do partido Democratas (DEM), à Globonews.

Dilma pede “cautela”

A Presidente brasileira pediu "cautela" e "tranquilidade", depois de ter tido conhecimento da decisão.

"Eu não tenho essa informação oficial. Estou falando aqui, porque eu não podia de maneira alguma fingir que não estava sabendo, mas não é oficial. Não sei as consequências. Por favor, tenham cautela", disse, ao comentar a notícia da anulação.

A Presidente previu ainda uma "disputa dura, uma disputa cheia de dificuldades" e, por isso, lançou um pedido: "Peço encarecidamente aos senhores parlamentares e a todos nós uma certa tranquilidade para lidar com isto".

"Vivemos uma conjuntura de manhas e artimanhas", frisou, advertindo: "As coisas não se resolvem assim. Vai ter muita luta, muita disputa, muita". E é preciso "compreender a situação para poder lutar".

[notícia actualizada às 22h15]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fields
    09 mai, 2016 lx 21:57
    Estão todos com a corda ao pescoço, pois sabem que o poder lhes confere impunidade e também sabem que assim que sairem do poleiro vão presos.
  • Baruck
    09 mai, 2016 Leiria 21:57
    O impeachment prossegue. Foi mais uma manobra do PT para ver se agarrava o poder mais um bocadinho, mas Renan Calheiros, pelo menos uma vez na vida não se dobrou à tentativa de golpe por parte do governo. "Tchau Querida". Depois de dezenas de milhões de mortos directos e sabe-se lá quantos mais milhões indirectos provocados por governos de esquerda como é que ainda há quem defenda comunismo e 'cenas' de esquerda é algo que me ultrapassa...
  • Walter
    09 mai, 2016 Torres Novas 20:19
    Os portugueses como todo europeu tem a mania burguesa de enaltecer aqueles que vem de baixo e alcançam altos postos numa hierarquia social. É bom que se saiba que o proletariado brasileiro é diferente do europeu. O proletariado europeu é mais politizado que o brasileiro. Tem consciencia de classe social. Tem respeito pela hierarquia social. A tradição historica faz agir dessa forma. O Brasil é país de imigrantes e em virtude disso vivem de forma diferente que o europeu. Não há tradição que segure o seu comportamento bizarro e o dinheiro amealhado a qualquer custo é o que vale. Ser rico a qualquer custo, exibir riqueza ostentando casas, automóveis, roupas, relógios, etc. mesmo que com dinheiro de origem duvidosa é o que vale. Educação, cultura, savoir faire, savoir vivre bem ao gosto do refinamento europeu nem pensar.
  • Toino
    09 mai, 2016 Brazil 19:36
    Toino Brasil é pior, a crise portuguesa nem se compara com a brasileira, aqui a crise é muito mais acentuada, a mafia dos políticos tem muito mais poder, com toda certeza 99% dos nossos políticos são corruptos de alguma forma, infelizmente o Brasil não deu certo. E ai amigos portugueses querem tentar de novo, devolvemos o pais para vocês rs. Portugal apesar de todos os problema e um pais muito melhor, parabéns ao povo Português que cobra as mínimas coisas, enquanto no Brasil nem as coisa importantes tem valor para a maioria.
  • emigrante
    09 mai, 2016 Belo Horizonte 19:08
    P General De Gaulle entrevistado por um jornalista na sua visita ao Rio de Janeiro nos anos 60 afirmou: 1-O Brasil não é um pais de gente séria. 2-O Brasil cresce de noite para os Brasileiros destruírem de dia.
  • Walter
    09 mai, 2016 Torres Novas 18:48
    O que o Sr. Waldir Maranhão não tem qualquer validade. O processo de impeachment já foi aprovado e encerrado na camara baixa. Está agora no senado da república onde o Sr. Maranhão não tem nenhuma autoridade. Portanto continua válido o processo de impeachment e no próximo dia 11 de maio será enfim aprovado esse processo e a presidencia da república será ocupado pelo vice-presidente Michel Temer.
  • Joaquim do Norte
    09 mai, 2016 V.N.Famalicão 18:45
    A meu ver, o Brasil fica melhor com Dilma do que sem ela. Sempre essa grande Nação, composta de muitos Estados teve gente que só quis travar o desenvolvimento e o bem-estar dos outros. Concordo com patamares sociais mas só se quem está mais acima não impeça os outros de subir. Sou contra os elitismos impostos.No mundo moderno, já não se deve respeitar a pessoa pela farda que veste ou pelo que tem mas sim, pelo que é e por ser merecedora desse respeito e consideração.
  • Carlos A.S.Silva
    09 mai, 2016 Hawthorne,NJ - USA 18:44
    Vai ter muito tudo ! O que nao tem mesmo eh vergonha na cara. E nao soh ela. Eh obvio que o PT esta a manipular todos os recursos ao seu alcance para evitar que o Lula seja envolvido em todos os esquemas que ja foram denunciados.
  • Joaquim do Norte
    09 mai, 2016 V.N.Famalicão 18:43
    A meu ver, o Brasil fica melhor com Dilma do que sem ela. Sempre essa grande Nação, composta de muitos Estados teve gente que só quis travar o desenvolvimento e o bem-estar dos outros. Concordo com patamares sociais mas só se quem está mais acima não impeça os outros de subir. Sou contra os elitismos impostos.No mundo moderno, já não se deve respeitar a pessoa pela farda que veste ou pelo que tem mas sim, pelo que é e por ser merecedora desse respeito e consideração.
  • Ah pois é!
    09 mai, 2016 Lisboa 18:25
    Que dizer de um país que foi fundado pelo pior que Portugal tinha, na época?

Destaques V+