Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Podemos e Esquerda Unida anunciam coligação

09 mai, 2016 - 20:35

A+ / A-

O Podemos e a Esquerda Unida vão concorrer coligados às eleições legislativas espanholas de 26 de Junho.

Os dois partidos anunciaram esta segunda-feira um acordo pré-eleitoral, cujos pormenores vão ser revelados mais tarde.

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, e do Esquerda Unida, Alberto Garzon, revelaram o resultado das negociações num encontro simbólico na Puerta del Sol, um dos locais mais famosos de Madrid.

A configuração das listas eleitorais foi um dos temas mais difíceis das negociações, mas os dois partidos conseguiram alcançar um entendimento.

O Podemos e a Esquerda Unida vão agora consultar os militantes para confirmar o acordo.

Espanha vai novamente a votos a 26 de Junho, depois de os partidos não conseguirem alcançar acordos de coligação para a formação de um Governo de maioria na sequência das legislativas de Dezembro, que foram ganhas pelo PP, sem maioria absoluta.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    10 mai, 2016 Santarém 22:06
    Ó senhor Marco Almeida e o PSD na altura não teria sido o partido mais votado? Estes aqui em Espanha prevendo já que não obterão a vitória sozinhos optaram por se unir e assim se eventualmente ganharem mesmo sem maioria absoluta terão o direito a formar governo sem recorrerem a trafulhice.
  • rosinda
    10 mai, 2016 palmela 13:51
    Eu nao tenho memoria curta como diz este senhor aqui em baixo! Eu nao gosto e de comer gato por lebre!
  • 10 mai, 2016 13:46
    Oh senhor de bruxelas Depois das eleicoes quem fica em primeiro lugar tem de governar se nao tem maioria absoluta alguem tem que se chegar a frente ! Quem fica em segundo lugar nao se pode dar ao luxo de formar governo com quem lhe apetecer isso e coisa de aldraboes!
  • Marco Almeida
    10 mai, 2016 Bruxelas 11:44
    Oh Rosinda, se bem me lembro a coligação PSD-CDS nas legislativas de 2011 foi feita depois das eleições e não me lembro de na altura alguém se ter revoltado contra isso, o Português têm a memória curta e depois queixa-se das asneiras que faz
  • rosinda
    10 mai, 2016 palmela 00:10
    o que se fez em portugal foi desonesto foi um roubo com o consentido!
  • rosinda
    09 mai, 2016 palmela 23:59
    antes das eleiçoes e que se fazem coligaçoes!
  • rosinda
    09 mai, 2016 palmela 23:56
    a minha opiniao sobre isto e a seguinte: o gatuno de rabo de cavalo e mais serio do que antonio costa !

Destaques V+