Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Dilma. Destituição. Dia “D” no Brasil

11 mai, 2016 - 07:57

Presidente do Brasil vive hoje um dia difícil, que pode terminar no seu afastamento do cargo.

A+ / A-

O Senado brasileiro vota esta quarta-feira o relatório com o pedido de destituição da Presidente do país e decide se Dilma Rousseff é temporariamente afastada do cargo para ir a julgamento e substituída pelo vice-presidente, Michel Temer.

A sessão deverá começar às 13h00 (hora de Lisboa). Para que a votação tenha validade, devem estar presentes, pelo menos, 41 dos 81 senadores e para aprovar o pedido de afastamento de Dilma Rousseff basta uma maioria simples dos presentes.

Na terça-feira à noite, perante milhares de apoiantes, a chefe de Estado frisou que o seu mandato termina a 31 de Dezembro de 2018.

Num discurso proferido durante uma convenção sobre mulheres, Dilma Rousseff afirmou estar cansada de desleais e de traidores e acusou, tanto o vice-presidente, Michel Temer, como o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, de golpe de Estado moderno que rasga a Constituição.

Esta quarta-feira, Dilma Rousseff poderá ser notificada e afastada do cargo por um tempo que pode ir até 180 dias – período durante o qual o vice-presidente, Michel Temer, assumirá a Presidência.

No final destes procedimentos, a Presidente poderá ainda ir a julgamento. Se for condenada, perde definitivamente o seu cargo e também o direito de exercer funções em instituições públicas por oito anos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+