Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Presidente interino do Brasil defende “governo de salvação nacional”

12 mai, 2016 - 23:01

No seu primeiro discurso no Palácio do Planalto, Michel Temer apelou à unidade dos brasileiros depois de vários meses conturbados devido ao processo de destituição de Dilma Rousseff.

A+ / A-
Presidente interino do Brasil pede confiança
Presidente interino do Brasil pede confiança

Veja também:


Michel Temer, que assumiu esta quinta-feira a presidência interina do Brasil, defende um “governo de salvação nacional” para resgatar o país da crise económica.

No seu primeiro discurso no Palácio do Planalto, Michel Temer apelou à unidade dos brasileiros depois de vários meses conturbados devido ao processo de destituição de Dilma Rousseff.

"Unidos, poderemos enfrentar os desafios deste momento de grande dificuldade. É urgente pacificar a nação e unificar o Brasil. É urgente fazermos um governo de salvação nacional”, declarou Temer, de 75 anos.

O Presidente interino do Brasil quer atacar a “grave crise” económica, que empurrou milhões para o desemprego, e defende que o diálogo é o primeiro passo para enfrentar os desafios e colocar o país na rota do crescimento.

“O Brasil vive hoje sua pior crise económica. São 11 milhões de desempregados, inflação de dois dígitos, nosso maior desafio é estancar o processo de queda livre da gestão económica. Para isso, é imprescindível reconstruirmos os fundamentos da economia brasileira", declarou.

O novo Governo está apostado em controlar a inflação e restaurar o equilíbrio das contas públicas.

A primeira medida, simbólica, foi eliminar alguns ministérios. O novo Governo tem 21 ministros. A importante pasta das Finanças fica entregue a Henrique Meirelles, antigo governador do banco central.

Michel Temer considera que tem toda a legitimidade para ocupar o cargo. A Constituição foi respeitada e “não podemos mais falar em crise” política, argumenta.

O lema do novo Governo é “Ordem e progresso”, a frase inscrita na bandeira do Brasil, e Temer pede que não se fale em crise, porque é tempo de arregaçar as mangas e trabalhar.

Michel Temer assume o poder depois de o Senado ter votado favoravelmente o início do processo de destituição de Dilma Rousseff. A Presidente pode ficar suspensa do cargo nos próximos seis meses, enquanto decorrer o julgamento por ter autorizado créditos sem cobertura legal, as chamadas “pedaladas fiscais”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    15 mai, 2016 Viseu 22:07
    Sou Português, mas tenho uma certa simpatia pelo Brasil e pelo seu Povo, não sei se é ou não verdade, mas consta-se que alguns dos membros do actual Governo Brasileiro estão acusados de corrupção, o que a sê-lo, não será lá muito abonatório quer para a imagem do próprio Governo, quer para o País, quer para o seu Povo, exceto para os próprios que enquanto ocuparem os respectivos cargos estão com toda a certeza mais protegidos. Dito isto o que temo mesmo é que o Senhor Temer consiga atingir os objectivos a que se propõe, oxalá que para bem daquele Povo esteja enganado.
  • Manuel Simao
    13 mai, 2016 Porto 23:22
    Parece-me um palhaço sem dentes. Ai Brasil, querido Brasil... Sou Português, mas dói.
  • Carlos A.S.Silva
    12 mai, 2016 Hawthorne,NJ - USA 23:34
    Como pode um corrupto convicto chefiar o governo ? O Brasil esta mesmo de pernas p'ro ar !!! Estou triste ....
  • O Santo
    12 mai, 2016 Lisboa 23:31
    É já começar a trabalhar no seu impeachment! Não interessa qual a sua crença, religião, seita, partido ou orientação sexual. Uma vez corrupto tem de ser despachado! A cabeça tem que rolar!

Destaques V+