Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Secretário-geral da ONU visita Portugal com Guterres na agenda

12 mai, 2016 - 06:32

Ban Ki-moon desloca-se a Portugal, por dois dias, a convite do Presidente da República.

A+ / A-

O Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, inicia esta quinta-feira com uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, uma visita de dois dias a Portugal, a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na agenda do encontro de trabalho com Augusto Santos Silva estarão, segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, temas como a participação de Portugal em Operações de Paz das Nações Unidas, a situação na Guiné-Bissau, os oceanos, a Cimeira Mundial Humanitária e as migrações.

No primeiro dia da visita, Ban Ki-moon tem também previstas reuniões com o primeiro-ministro, António Costa, ao jantar e, antes, com o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, com quem participará num encontro com um grupo de estudantes sírios acolhidos em Portugal ao abrigo do programa de bolsas de estudo de emergência criado pelo ex-chefe de Estado.

Na sexta-feira, o Secretário-geral da ONU vai reunir-se com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e com Marcelo Rebelo de Sousa, que irá condecorar Ban Ki-moon.

A candidatura do antigo primeiro-ministro António Guterres ao cargo que Ban Ki-moon vai deixar no final deste ano vai também ser assunto na visita de dois dias.

Marcelo Rebelo de Sousa disse na quarta-feira que o reconhecimento por Ban Ki-moon do trabalho "notável" de António Guterres enquanto Alto-comissário para os Refugiados seria um "empurrão" à candidatura do antigo primeiro-ministro português.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Guimarães
    12 mai, 2016 Lisboa 23:07
    O que vem este senhor cá fazer ? Ajudar os portugueses? Não ,vem entalar os mansos e a criadagem com vigarices organizadas pelos fazedores de desastres humanitários e seus patrões . Exactamente os mesmos que fizeram a grande cimeira das Lajes de que Sampaio e Barroso não se querem lembrar. Não é bem-vindo em Portugal.

Destaques V+