Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Eurogrupo desbloqueia mais 10,3 mil milhões para a Grécia

25 mai, 2016 - 08:35

Primeira parcela chega em Junho. Gregos têm de cumprir compromissos assumidos no que toca a pensões e privatizações, bem como no sector bancário e energético.

A+ / A-

Os ministros das Finanças da Zona Euro acordaram, esta quarta-feira, em Bruxelas, disponibilizar 10,3 mil milhões de euros para a Grécia, no âmbito do terceiro resgate financeiro.

De acordo com a decisão tomada ao fim de 11 horas de reunião, a primeira parcela de 7,5 mil milhões vai chegar a Atenas já em Junho. Os restantes 2,8 mil milhões deverão ser entregues após o Verão, caso os gregos cumpram os compromissos assumidos no que toca a pensões e privatizações, bem como no sector bancário e energético.

“É um equilíbrio a que se chegou e tem como grande objectivo garantir sustentabilidade ao longo de todo este período da dívida grega, com o objectivo de criar confiança na construção deste projecto comum europeu e, seguramente, com o objectivo de, gradualmente, a Grécia voltar ao mercado e conseguir as suas condições de financiamento”, declarou o ministro português Mário Centeno.

O parlamento grego aprovou, no domingo, medidas de austeridade exigidas pelos credores para a concessão de uma nova parcela do terceiro programa de resgate ao país, negociado em 2015.

O projecto aprovado pela coligação governamental liderada pelo Syriza prevê um mecanismo de correcção automática em caso de derrapagem orçamental e medidas suplementares para acelerar as privatizações e aumentar os impostos indirectos, incluindo o IVA, com o Estado a pretender recolher 1.800 milhões de euros por ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+