Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Grécia prepara-se para recuar no acordo com a “troika”

30 mai, 2016 - 16:50

Atenas diz não ter base política para aprovar as reduções nos complementos de pensão, nem para avançar com a privatização da eléctrica estatal.

A+ / A-

A Grécia está-se a preparar para recuar no acordo com a “troika”.

De acordo com a agência Reuters, Atenas entrou em contacto com os seus credores para manifestar não ter base política para aprovar as reduções nos complementos de pensão, nem para avançar com a privatização da eléctrica estatal.

A bancada parlamentar do Syriza também não está de acordo com a proposta do Governo para lidar com o crédito malparado na banca.

O acordo da semana passada permitiria a libertação progressiva de cerca de 10,3 mil milhões de euros por parte dos credores à Grécia.

O parlamento grego aprovou, no domingo, medidas de austeridade exigidas pelos credores para a concessão de uma nova parcela do terceiro programa de resgate ao país, negociado em 2015.

O projecto aprovado pela coligação governamental liderada pelo Syriza prevê um mecanismo de correcção automática em caso de derrapagem orçamental e medidas suplementares para acelerar as privatizações e aumentar os impostos indirectos, incluindo o IVA, com o Estado a pretender recolher 1.800 milhões de euros por ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao
    30 mai, 2016 Corroios 19:14
    O Tsipras defende o seu povo como o flautista de Hamelim que os envia pelo precipício. É como a esquerda portuguesa, deixam sempre o povo na falência...
  • José
    30 mai, 2016 Oeiras 19:13
    A maioria que vem para aqui dizer que se deve pagar tudo e mais alguma coisa , são aqueles que na vida real nunca trabalharam e devem a toda gente .
  • jorge carvalho
    30 mai, 2016 porto 19:10
    E para aprovar o que não pode cumprir já tem base política? Está na génese de todo o problema, dar aumentos em salários e em pensões quando não é sustentado nas receitas de impostos responsáveis. Para isso já tem base política...
  • vguerr
    30 mai, 2016 Lisboa 19:07
    COMO É QUE A TROIKA OU BRUXELAS OU O QUE QUER QUE SEJA QUEREM QUE A GRÉCIA PAGUE A SUA DÍVIDDA DECAPITANDO-A DA EMPRESA DE PRODUÇÃO DE ENERGIA ELECTRICA QUE ATÉ PODIA GERAR MAIS RECEITA A LONGO PRAZO PARA ATENUAR EM PARTE A DÍVIDA - QUE ACREDITO QUE ELES GEREGOS NA VERDADE NÃO QUEIRAM PAGAR, DIZEM É QUE SIM QUE É PARA REBER MAIS ALGUM. NÃO CONCORDEI COM A VENDA DA EDP AOS CHINESES QUE TAMBÉM FOI UM NEGÓCIO SUJO PELA FORMA COMO A TROIKA RETIROU A PORTUGAL A MÃO NUM NEGÓCIO LUCRATIVO QUE PODERIA SER USADO PARA GERAR MAIS RECEITA A LONGO PRAZO. O ESTADO ATÉ PODERIA TER VENDIDO AS LOUCURAS DO MEXIA NO BRASIL, NOS EUA E EM ESPANHA CONSEGUIDOS COM DINHEIRO QUE ESSES GÉNIO DA FINANÇA FORAM PEDIR EMPRESTADO PARA EXPANDIR E DEPOIS FAZER CAIR A EDP NAS MALHAS DO ENDIVIDAMENTO, MAS A FATIA PORTUGUESA DA EDP NUNCA DEVIA TER SIDO VENDIDA/PRIVATIZADA.
  • Filipe
    30 mai, 2016 Lisboa 18:52
    Leiam a notícia. Tsipras pretende aplicar a austeridade de esquerda mas os deputados do seu próprio partido não o apoiam.
  • Pedro
    30 mai, 2016 Bencatel 18:50
    Alguém tem de mostrar que a troika não é a toda poderosa que quer pode e manda. Força Grécia.
  • luis
    30 mai, 2016 Lisboa 18:35
    Há pessoas que criticam o Tsipras por querer defender o seu povo. No entanto não dizem nada do coelho passos que queria ser o bom aluno e com isso fustigou o seu próprio povo!
  • Pedro
    30 mai, 2016 Lisboa 18:25
    Portugal devia fazer o mesmo...
  • Maria Mercês
    30 mai, 2016 Santarém 18:12
    Pois, ainda acreditavam que o "TRIPAS", ia cumprir ??? Santa ignorância. Pessoas sem palavra e que só querem o dinheirito... está este Mundo cheio. Manter a palavra e cumprir não faz parte dos "miseráveis " e sem respeito pelos outros. Pelo que li agora, posso ver os conselhos "sábios e desonestos " de quem está a comentar. Quando voltarem a querer ajuda, vão ficar "a falar sozinhos " .
  • CAMINHANTE
    30 mai, 2016 LISBOA 17:58
    Lá vão os Gregos a votos, mais uma vez...

Destaques V+