20 jun, 2016 - 22:22
Veja também:
Duas sondagens publicadas esta segunda-feira, a três dias do referendo sobre a permanência ou saída da União Europeia, dão resultados contraditórios, no Reino Unido.
Numa sondagem realizada pela YouGov, os adeptos da saída – conhecida como “brexit” – apresentam uma vantagem de 2 pontos percentuais. Segundo essa sondagem, 44% dos inquiridos pretendem abandonar a organização europeia e 42 pretende permanecer.
Mas outra sondagem, desta feita levada a cabo pela ORB e encomendada pelo “Daily Telegraph” aponta para uma vantagem de seis pontos percentuais para o “remain”, que defende a permanência. Os resultados são 53% para ficar e 46% para sair.
Esta segunda sondagem contabiliza apenas os votos certos, ao contrário da primeira, mas é significativa uma vez que mostra uma grande mudança no espaço de apenas uma semana. A última sondagem organizada pela ORB dava uma vantagem de um ponto percentual para o “brexit”.
A campanha para o referendo de 23 de Junho está manchada pelo assassinato de uma deputada trabalhista pró-europeia. Jo Cox, de 41 anos, que foi baleada quinta-feira. O suspeito é um homem de 52 anos que, segundo testemunhas, terá gritado “Grã Bretanha primeiro” antes de disparar sobre a deputada trabalhista.