Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Bispos franceses condenam barbárie "intolerável" em Nice e apelam à oração

15 jul, 2016 - 12:24 • Ecclesia

“Esta tragédia vem somar-se à triste lista dos actos terrorista que enlutam o nosso país e outros países no mundo há vários meses", lamenta a Conferência Episcopal Francesa.

A+ / A-
Fogo-de-artifício, tragédia e o dia seguinte. O relato de um português em Nice
Fogo-de-artifício, tragédia e o dia seguinte. O relato de um português em Nice

A Conferência Episcopal Francesa (CEF) reagiu em comunicado ao atentado que esta quinta-feira à noite fez pelo menos 84 mortos na cidade de Nice, sudeste de França.

“Esta tragédia vem somar-se à triste lista dos actos terrorista que enlutam o nosso país e outros países no mundo há vários meses. Qualquer que seja o motivo, esta barbárie é inaceitável, intolerável”, referem os bispos católicos, num texto divulgado através do sítio oficial da CEF.

O Presidente francês, François Hollande, decretou três dias de luto nacional, de sábado a segunda-feira, na sequência do atentado.

A CEF “associa-se plenamente” à dor dos familiares e amigos das vítimas e convida as comunidades católicas a rezar por todos os que foram atingidos pelo atentado durante as missas do próximo domingo.

O atentado em Nice fez pelo menos 84 mortos e mais de 100 feridos, dos quais 18 em estado considerado crítico, segundo o mais recente balanço do Governo francês.

Um homem lançou um camião sobre a multidão reunida na avenida marginal da cidade de Nice para assistir a um espectáculo de fogo-de-artifício, durante as celebrações do Dia Nacional de França (Tomada da Bastilha).

A CEF refere que homens, mulheres e crianças foram mortos “de forma cega” num momento em que estavam a celebrar “com todo o país” o 14 de Julho.

“O nosso país foi ferido quando vivia um momento de união nacional. Mais do que nunca, a solidariedade nacional deve ser mais forte do que o terrorismo”, apelam os bispos católicos.

Oito meses entre Nice e Paris. O terror ataca França de novo
Oito meses entre Nice e Paris. O terror ataca França de novo
O atentado de Nice na voz de portugueses a viver no local
O atentado de Nice na voz de portugueses a viver no local
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lavínia
    15 jul, 2016 Covilhã 16:32
    Mas a quem interessa a opinião dos "bispos"? Que dêem a sua opinião enquanto pessoas. Ponto final. De contrário teremos que saber a opinião dos sapateiros, dos alfaiates , dos motoristas. Se ele cumprissem verdadeiramente a sua missão, como pessoas e como católicos, decerto dariam melhor contributo para que não estivéssemos a lamentar o sucedido, agora, antes e depois.

Destaques V+