15 jul, 2016 - 13:26 • Henrique Cunha
Há pelo menos um português ferido no atentado de quinta-feira em Nice, França, disse à Renascença o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.
António Soares, residente em Nice, foi internado no hospital Pasteur II, em Nice, onde será submetido a uma cirurgia a uma perna.
“Encontra-se fora de perigo. A família está junto dele. Os nossos serviços consulares estão também em contacto com a família”, afirmou José Luís Carneiro.
A secretaria de Estado activou uma rede de contactos em Nice e já recebeu informação sobre o estado de cerca de 800 portugueses. “Activámos às 8h00 uma rede de contactos em Nice e dessa activação até agora, felizmente, não conseguimos detectar qualquer outro português que tenha sido vítima do atentado. Contudo, ainda é cedo. Vamos ainda receber muitas informações”, reconhece o governante.
Estima-se que cerca de 10 mil portugueses vivam em Nice. José Luís Carneiro sugere aos cidadãos nacionais que contactem os serviços consulares para dar e receber informação sobre os portugueses que vivem em Nice.
“Há um consulado honorário com instalações próprias no número 28 da Boulevard Victor Hugo, que é paralela à rua onde ocorreram estes acontecimentos”, indica.
Pelo menos nove das 84 vítimas mortais de um camião que embateu contra a multidão, que, na quinta-feira à noite, festejava um feriado nacional na cidade francesa de Nice, são estrangeiras.
Para já, não foi identificado nenhum cidadão português entre as vítimas mortais. “A embaixada e os consulados portugueses em França, em coordenação com as autoridades francesas, estão a acompanhar a situação e a prestar os esclarecimentos e o apoio necessários aos cidadãos portugueses”, garantiu o Governo, em comunicado.