Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Erdogan diz que povo turco quer a morte dos líderes do golpe

18 jul, 2016 - 20:57

“Por que motivo devo mantê-los e alimentá-los na prisão durante anos. É isso que o povo diz”, alega o Presidente da Turquia.

A+ / A-

O povo turco quer a pena de morte para os líderes da tentativa de golpe de Estado da última sexta-feira, afirma o Presidente Tayyp Erdogan.

Em entrevista à estação de televisão CNN, Tayyp Erdogan falou em nome da população e disse que os turcos querem “estes terroristas devem ser mortos”, referindo-se aos revoltosos.

“Por que motivo devo mantê-los e alimentá-los na prisão durante anos. É isso que o povo diz”, alega o chefe de Estado, num excerto de uma entrevista divulgado pela CNN.

Tayyp Erdogan já tinha declarado anteriormente que se o Parlamento aprovar o regresso da pena de morte ele vai promulgar o diploma.

A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, avisou esta segunda-feira que nenhum país com pena de morte poderá ser membro da União Europeia.

Na entrevista à CNN, o Presidente turco adiantou que nos próximos dias vai ser formalizado o pedido de extradição de Fethullah Gulen, clérigo que vive nos Estados Unidos e que é acusado pelo regime de Ancara de ser o mentor da tentativa de golpe de Estado.

Fethullah Gulen, antigo aliado de Tayyp Erdoga, já negou qualquer envolvimento na intentona.

[legenda da fotografia corrigida às 21h26, do dia 19 de Julho]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José
    20 jul, 2016 Portimão 06:43
    "Erdogan diz que povo turco quer a morte dos líderes do golpe" Será que é o Povo que quer, ou será este Senhor Erdogan?? A mim, não me parece que seja o Povo que quer, mas sim este Senhor, que tem tiques mais que evidentes, que não aceita um não às suas ideias esquisitas.
  • Carlos
    19 jul, 2016 19:02
    Não foi o filho do Erdogan que morreu. O que há nas notícias internacionais é que a foto se refere ao momento em que o Erdogan fazia o elogio fúnebre a um pai e respetivo filho que morreram neste "golpe de estado"
  • Maria
    19 jul, 2016 Braga 17:57
    Erdogan não engana ninguém. Ele quer levar o radicalismo ao extremo, por isso aqui o temos a falar no nome do povo. Ataturk, criador da democracia moderna na Turquia, deve estar a dar voltas na tumba. Não teria sido o próprio Erdogan a promover este ataque para conseguir os seus intentos?
  • Albereto Martins
    19 jul, 2016 Lisboa 14:08
    Alguém deveria contar esta história ao Presidente da Turquia: Era uma vez um primeiro ministro de um país á beira mar plantado...este primeiro ministro fez a inauguração formal com pompa e circunstância de um estabelecimento prisional reconvertido para receber criminosos de colarinho branco... Nem passava pela cabeça do ministro que estava a trabalhar para o bem estar dele próprio uma vez que passados alguns anos foi habitante permanente do mesmo estabelecimento prisional, com o nº 44. O Presidente da Turquia que instaure de novo a pena de morte...o futuro a Deus pertence...
  • Pedro Ribas
    19 jul, 2016 Beja 11:55
    E andou a UE, a reboque da Merkel, a assinar acordos com esta coisa?
  • paulo
    19 jul, 2016 vfxira 09:23
    Depois.......quero ver quem irá votar a favor da integração na UE.Os políticos de hoje apenas querem é tachos,dinheiro e .....aos milhões.toda esta politica está pôdre.
  • TUGA
    19 jul, 2016 LISBOA 08:21
    O HITLER TINHA MUITO A APRENDER COM ESTA POLITICADA DE HOJE (ESTE ASSASSINO, JUDEUS, U.E. E.U.A., ETC. ETC.)!!!! TUDO BOA RAPAZIADA!!!! MATAM, ANEXAM OUTROS PAÍSES, DESPEJAM LIXO NUCLEAR NOUTROS PAÍSES, ENCHEM OS BOLSOS A BANQUEIROS COLOCANDO POVOS INTEIROS NA MISÉRIA, MAS TODOS A FAVOR DOS DIREITOS HIUMANOS, TUDO BOA RAPAZIADA!!!! HIPOCRITAS, HIPOCRITAS!!!!!!!
  • HLX
    19 jul, 2016 Lisboa 07:53
    Com ou sem reintrodução da pena capital, como é que a UE pode sequer equacionar admitir no seu seio uma nação cujo fanatismo religioso e ideológico é uma constante ameaça aos mais elementares valores da liberdade e democracia? Já é suficiente a crise de princípios de que a Europa enferma, não é preciso descer-se mais baixo ainda.
  • Madala
    19 jul, 2016 Évora 07:41
    Quer? Ou queres? Aprovrita a situação para limoar os opositores?
  • Carlos Gonçalves
    19 jul, 2016 Seixal 07:06
    Bem razão tem o outro ao dizer que foi ele que orquestrou tudo isto... não é desta gente que a UE precisa. Atrasados mentais já temos que chegue!!

Destaques V+