Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guterres vence primeira votação para secretário-geral da ONU

21 jul, 2016 - 18:01

Ex-primeiro-ministro português ficou à frente numa votação dos 15 membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A+ / A-

António Guterres venceu a primeira votação na corrida para secretário-geral das Nações Unidas. A notícia é avançada por fontes diplomáticas à agência France Press.

O ex-primeiro-ministro português ficou à frente entre os 15 membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O ex-Presidente esloveno Danilo Turk ficou em segundo lugar na votação para escolher o sucessor de Ban Ki-Moon, segundo as mesmas fontes.

Neste momento, existem 12 candidatos ao cargo, metade dos quais mulheres.

Além de Guterres, que liderou a agência da ONU para os refugiados, inclui-se a ministra dos Negócios Estrangeiros da Argentina, Susana Malcorra, a antiga chefe do governo neozelandês e dirigente do Programa da ONU para o Desenvolvimento, Helen Clark, e a ex-ministra dos Negócios Estrangeiros búlgara e directora da UNESCO, Irina Bokova.

O candidato português defendeu que o próximo secretário-geral da ONU tem de ser "sólido", um "símbolo de unidade" e que "precisa saber combater, e derrotar, o populismo político, o racismo e a xenofobia".

A organização espera ter encontrado o sucessor de Ban Ki-moon, que termina o seu segundo mandato no final do ano, durante o Outono.

Guterres. Dez anos a falar pelos que não se ouvem
Guterres. Dez anos a falar pelos que não se ouvem
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+