15 ago, 2016 - 14:38
O cirurgião pediátrico Gentil Martins respondeu à campanha do Crescente Vermelho e disponibilizou-se para operar, de modo gratuito, dois gémeos siameses sírios que correm risco de vida. A notícia é avançada pelo jornal “Público”.
“Tendo já separado nove pares de gémeos siameses, experiência certamente invulgar, ofereço a minha equipa para realizar a separação (obviamente sem custos pessoais) ”, escreve o cirurgião num e-mail enviado ao jornal.
Nawras e Moaz nasceram em Ghouta, uma das áreas mais devastadas pela guerra da Síria, e necessitam urgentemente de uma intervenção cirúrgica especializada para poderem sobreviver. Os bebés partilham os intestinos e estão unidos no peito.
A campanha já resultou na transferência dos gémeos para uma unidade de saúde da capital do país, Damasco, mas, de acordo com o médico sírio Mohamad Katoub, os hospitais da Síria não estão preparados para resolver a complexidade do problema.
Gentil Martins pretende que a cirurgia seja realizada em Portugal e sugere que uma instituição internacional “assegure os custos das viagens e hospitalização”. Os interessados em ajudar devem contactar o Ministério da Saúde.
Em alternativa, o médico sugere que seja a Fundação Champalimaud a custear a operação, sendo importante encontrar também uma entidade que financie a deslocação das crianças.
Gentil Martins lembra ainda que será “necessário arranjar um anestesista de confiança”.
Os gémeos nasceram a 23 de Julho no hospital Zahra de Ghouta, um subúrbio de Damasco.