Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Lula indiciado por corrupção e lavagem de dinheiro

26 ago, 2016 - 22:34

Antigo Presidente brasileiro nega as acusações.

A+ / A-

A Policia Federal brasileira indiciou o ex-Presidente Lula da Silva, a sua mulher e outras três pessoas por corrupção activa, passiva e lavagem de dinheiro num caso da operação Lava Jato, que investiga crimes cometidos na Petrobras.

Todos os acusados são suspeitos de crime na aquisição e reforma de um apartamento de luxo na cidade do Guarujá, litoral do Estado de São Paulo.

Trata-se do primeiro indiciamento formal do ex-Presidente brasileiro.

De acordo com documentos divulgados pela Polícia Federal, Lula da Silva e a mulher, Mariza Leticia, teriam recebido vantagens ilícitas da empreiteira OAS, que reformou o apartamento de luxo gastando cerca de 2,4 milhões de reais (660 mil euros).

Para a polícia, as reformas teriam sido feitas em troca de favores em licitações de projectos da empresa petrolífera estatal Petrobras.

Agora cabe ao Ministério Público Federal decidir se encaminhará uma denúncia para o juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos da operação Lava Jato.

O ex-Presidente brasileiro já disse inúmeras vezes que o apartamento no Guarujá não lhe pertence. Segundo Lula da Silva, ele e a mulher firmaram um contrato de prioridade de compra do imóvel, que depois não foi concretizado.

Em Julho, Marisa Letícia entrou com uma acção contra a OAS e a Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), pedindo a devolução dos valores pagos pela preferência de compra do apartamento.

Pediu, designadamente, o ressarcimento de 300 mil reais (82,2 mil euros) que haviam sido investidos no imóvel.

Os outros indiciados neste caso são José Adelmario Pinheiro Filho, ex-presidente da OAS, o arquitecto Paulo Gordilho, e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    27 ago, 2016 Mortágua 22:56
    Finalmente este crápula vai ser julgado e deverá ir para a cadeia. Eles vão pro governo e ficam todos ricos, é uma transformação financeira que nenhum mágico consegue fazer. É só ver o nosso 44, por sinal amigos . Eles fazem estelionato eleitoral, a dizer que sua missão é dar melhorias ao povo, mas por trás disso está o enriquecimento pessoal, como está mais que provado por esse mundo fora, quando os vermelhos chegam ao poder, é só ver a Venezuela, talvez a mais recente prova disso .
  • Otário cá da quinta
    27 ago, 2016 Coimbra 13:55
    Não és mais que o teu COLEGA E AMIGO aqui da quinta! Este aqui, tinha o Nº. quarenta e qualquer coisa; tu aí, como a quinta é enorme, deves vir a ser o Nº. 4.000 e tal ! São cá uns FIGURÕES ! Talvez aí no BRASIL, a justiça ,faça JUSTIÇA (!), coisa que aqui... É O QUE TODOS VAMOS VENDO, os que não querem ser CEGOS.

Destaques V+