Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Polícia holandesa utiliza águias para derrubar "drones"

12 set, 2016 - 19:28

Objectivo é garantir a segurança nas proximidades de aeroportos e de zonas onde estejam a operar helicópteros de resgate.

A+ / A-

A polícia holandesa será a primeira do mundo a utilizar águias para derrubar "drones" em pleno voo, após ter submetido as aves a treinos, divulgou esta segunda-feira o portal de notícias DutchNews.

Apesar de as aves pertencerem a uma empresa privada, a polícia prevê começar a utilizar as suas próprias aves a partir do próximo Verão para caçar aparelhos não tripulados.

As forças de segurança começaram a treinar as aves em Janeiro, apesar das reservas de vários especialistas em bem-estar dos animais que advertiam que as águias podiam sofrer ferimentos nas garras durante as operações.

Um porta-voz da polícia assegurou ao diário NRC que as aves utilizadas não ficaram feridas, até à data, mas salientou que usavam protecções nas garras.

A decisão foi tomada face à preocupação pelo risco crescente de que aparelhos voadores não tripulados possam colidir com meios aéreos como helicópteros de resgate, ou entrem em espaços não autorizados, como zonas próximas de aeroportos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Silva
    13 set, 2016 lisboa 03:17
    Pois...os drones são realmente um perigo....e depois são as águias que ainda são piores....
  • António Mateus
    13 set, 2016 Santiago do Cacém 00:05
    Em Portugal seria mais útil utilizar as ditas águias para apanhar políticos corruptos
  • Pires Marques
    12 set, 2016 Lisboa 23:38
    Boa noite. Para quê tanta complicação. Então não seria mais fácil tiro ao alvo? Quando se liga o complicador é mesmo complicado.
  • Bruno
    12 set, 2016 Lisboa 22:50
    Excelente ideia que promove mais segurança nos aeroportos. Contudo, o drone na imagem parece-me frágil, acho que se estivesse um drone também simples mas um pouco mais robusto, e que está ao alcance financeiro de um cidadão comum quanto mais de um fundamentalista de determinada vertente religiosa com más intenções, não há falcões e águias que o derrubem, considerando mesmo um perigo para um avião durante a aterragem.
  • Carlos
    12 set, 2016 Alijó 22:14
    Boa Ideia em Portugal a mesma técnica deveria ser utilizada para apanhar incendiários, já que os tribunais não tratam deles, as águias em pleno voo levavam os incendiários a ver as chamas do ar.. Desta forma podia ser que tivessem uma visão diferente do fogo.
  • O Zé
    12 set, 2016 Lx 22:00
    Em alternativa, poderá sempre existir um escudo anti drone.....
  • Pedro Barbosa
    12 set, 2016 Coimbra 21:23
    Para não variar, os holandeses agem enquanto outros dormem na forma.

Destaques V+