15 set, 2016 - 16:49 • Inês Rocha , Paulo Ribeiro Pinto
O embaixador da Áustria em Portugal acredita que António Guterres
será um “extraordinário” secretário-geral das Nações Unidas.
Thomas Stelzer esteve, esta quinta-feira, no encerramento do 30.º encontro da Pastoral Social em Fátima. O diplomata austríaco trabalhou com o actual líder da ONU, Ban Ki-moon, e conheceu Guterres na altura em que o ex-primeiro-ministro português trabalhou como Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.
Stelzer está convicto de que o ex-primeiro-ministro português vai ser eleito líder da ONU. "Espero que o engenheiro Guterres consiga… aliás, penso que vai conseguir ser eleito. Será um secretário-geral extraordinário", afirmou durante a sua intervenção em Fátima.
O austríaco considera que o português tem todas as qualidades para dirigir a organização. "É o candidato ideal, na minha opinião", disse.
Em Fátima, o diplomata falou dos desafios ambientais e dos contrastes sociais que o mundo hoje enfrenta, com base nos seus "mais de 20 anos de experiência nos assuntos globais, sem passaporte".
Stelzer elogiou ainda a encíclica ecológica do Papa Francisco, “Laudato Si”. "É para muitos o documento mais importante da última década", tendo sido responsável por lançar as bases fundamentais para o acordo de Paris, afirmou.