Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Milhares de pessoas desfilaram em Londres em defesa dos refugiados

17 set, 2016 - 20:16

"Os amigos são bem-vindos aqui" ou "Todos iguais, todos bem-vindos" foram alguns dos cartazes mostrados.

A+ / A-

Perto de 20 mil pessoas, segundo a polícia, desfilaram este sábado no centro de Londres para exigir uma política de acolhimento mais generosa para com os refugiados.

Foi ao som de música e a dançar que os manifestantes partiram de Park Lane, uma avenida longitudinal a Hyde Park, no centro da cidade, agitando cartazes nos quais se lia "Um mundo, um povo", "Os amigos são bem-vindos aqui" ou "Todos iguais, todos bem-vindos" enquanto rumavam em direcção às instalações da primeira-ministra, a conservadora Theresa May.

"Vim aqui hoje porque os meus filhos têm a sorte de dormir todos os dias numa casa segura e sem fome e acho que todas as crianças têm direito ao mesmo", disse à Agência France Presse (AFP) Claire-Marie Goggin, de 47 anos, que foi à concentração com os seus dois filhos.

À medida que se iam aproximando de Picadilly Circus, os manifestantes gritavam palavras de ordem como "Refugiados, deixai-os ficar... deportem Theresa May".

"A minha mensagem é no sentido de protegermos todos os irmãos e irmãs provenientes de todo o mundo, no sentido de os deixarmos vir para cá e pararmos de os penalizar devido à proveniência ou à cor da pele", disse Felicity Rose, uma voluntária de 33 anos que trabalha na "selva" de Calais e que se deslocou propositadamente a Londres para a concentração.

Promovida pela Organização Não-Governamental (ONG) Solidariedade com os Refugiados e apoiada pela Amnistia Internacional (AI), a manifestação decorre dias antes da 71.ª assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na qual serão debatidas questões relacionadas com migrantes e refugiados assim como a situação na Síria.

Segundo a ONU, há 65 milhões de pessoas deslocadas no mundo, dos quais 21 milhões de refugiados fogem de perseguições, situações de pobreza, de conflitos ou de guerra, como a da Síria, que já causou 300 mil mortes.

O Reino Unido, que se recusa a participar em quotas europeias de repartição dois refugiados que chegam à Europa, prometeu acolher, durante cinco anos, 20 mil sírios provenientes de campos de refugiados da fronteira síria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João
    19 set, 2016 Porto 19:20
    Façam já uma ponte entre áfrica e a europa, para virem já uns 300 milhões para cá, cabem todos e ainda sobra espaço.
  • Joana
    18 set, 2016 Lisboa 10:27
    Caro Luís, de Braga. Os que desfilam a favor dos refugiados são os Ingleses que não queriam o Brexit, nomeadamente os jovens. Existe hoje uma profunda cisão na sociedade inglesa, e os jovens que queriam permanecer na União Europeia sentem que o seu futuro foi comprometido pelos mais velhos. Recentemente, no dia de encerramento dos Concertos Promenade deste ano, foram agitadas no Royal Albert Hall bandeiras da União Europeia, a par da bandeira inglesa.
  • Zé Português
    18 set, 2016 Conchinchina 04:24
    O nosso governo poderia trazer 500 mil desses refugiados que estão super carenciados de tudo e atenderia a sua política de ter ódio dos ricos .
  • José Costa
    18 set, 2016 Colares 03:05
    Um Mundo, um povo. Somos ou não todos irmãos? A ganância e a mania da superioridade pode dar mau resultado, a guerra total está por um fio.
  • João
    18 set, 2016 Porto 00:16
    Força, deixem entrar mais, que é uma maravilha. Já agora levem-nos para as vossas casa. E então Londres, são tão poucos já lá, com os seus hábitos, costumes, não se integram, protestam e exigem tudo e mais alguma coisa. Amaldiçoam o país que os recebeu e ainda há quem os defenda ?
  • Luis
    17 set, 2016 Braga 22:56
    Desfilam em defesa dos refugiados quiseram sair da união europeia por causa da crise migratória!! Não percebi?
  • Pedro
    17 set, 2016 Pires 20:59
    A mídia portuguesa mais uma vez a tentar a habitual lavagem cerebral. 20 mil pessoas? Há mais gente num estadio a ver a bola e não é por isso que é notícia..
  • a festa continua...
    17 set, 2016 lisboa 20:39
    Milhares de migrantes económicos desfilaram em londres em defesa dos migrantes económicos.

Destaques V+