Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

ONU. Rússia defende eleição de uma mulher da Europa de Leste

04 out, 2016 - 11:51

Esta quarta-feira serão conhecidos os votos dos membros permanentes, ficando visível algum caso de veto.

A+ / A-

Os membros do Conselho de Segurança da ONU votam na quarta-feira o nome do futuro secretário-geral, uma eleição que tem como favorito o português António Guterres num processo que pode ficar quase encerrado nesse dia.

Esta terça-feira de madrugada, a Rússia, país com direito de veto no Conselho de Segurança, revelou que irá apoiar uma mulher da Europa de Leste, sendo que existem apenas duas candidatas búlgaras que preenchem esse requisito: Irina Bokova e Kristalina Geogieva, que entrou na corrida há duas semanas.

"Acreditamos que é a vez da Europa do Leste de fornecer o próximo secretário-geral. Gostaríamos muito de ver uma mulher", disse o embaixador russo nas Nações Unidas, Vitaly Churkin.

Depois de cinco votações em que os votos dos 15 membros eram indiscriminados, os votos dos membros permanentes (China, Rússia, França, Reino Unido e Estados Unidos) vão ser destacados pela primeira vez, ficando visível algum caso de veto.

Há 10 anos, quando foi escolhido Ban Ki-moon, a primeira votação deste género tornou-se, também, a última.

Nesse dia, 2 de Outubro de 2006, Ban Ki-moon recebeu 14 votos "encoraja" e apenas um "sem opinião", o que precipitou a desistência de todos os outros candidatos no dia seguinte.

Uma semana mais tarde, a 9 de Outubro, o Conselho de Segurança aprovou por aclamação a resolução que recomendava o nome do sul-coreano.

No entanto, conforme explicou fonte diplomática à Lusa, o processo tem poucas regras, o que dá muita flexibilidade aos membros do Conselho de Segurança, sobretudo os permanentes, para decidir os próximos passos.

Mesmo que Guterres obtenha o apoio de nove países e nenhum veto dos membros permanentes, os membros podem decidir realizar mais votações.

António Guterres venceu as cinco primeiras votações destacado, sendo o único que ultrapassou o mínimo de nove apoios, mas teve sempre entre dois e três votos "desencoraja".

Se mantiver o mesmo resultado e um dos votos negativos pertencer a um dos cinco permanentes, o seu nome não pode ser sequer recomendado.

A entrada da búlgara Kristalina Georgieva na corrida, na semana passada, também pode provocar mais rondas de votações, necessárias para clarificar o posicionamento de todos os países.

Num ano em que a ONU tentou trazer transparência ao processo, realizando audiências públicas, entrevistas e debates com os 12 candidatos iniciais, a entrada tardia da vice-presidente da Comissão Europeia foi recebida com desconfiança por alguns países e entusiasmo por outros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • "Mangas de Alcapa"
    04 out, 2016 lisboa 20:33
    Isto é assim... seja homem ou mulher a ser eleito, vai ter com toda a certeza de cumprir com a agenda da Sra Merkel e comp. Lda , pois a ideia é encher de forma descontrolada e ilimitada a Europa de muçulmanos e africanos de forma a cumprir com o famoso PLANO KALERGI. O resto são apenas manobras de diversão. ... Basta vêr a lista de premiados(Merkel e Papa Francisco...) deste plano para chegar rapidamente à conclusão de que o plano demoníaco está a seguir em força e com bastante êxito. Infelizmente. ..
  • isidoro foito
    04 out, 2016 elvas 18:03
    mais uma vigarice , já nem ONU se pode confiar os fascistas russos estão em todo o lado matam civis ,ocupam países, derrubam aviões civis e ninguém faz nada , onde está o tribunal de HAIA para julgar esse KJB?
  • jose
    04 out, 2016 lisboa 14:44
    Se ela apresentou a candidatura na última quarta feira (http://rr.sapo.pt/noticia/64703/danca_de_cadeiras_para_a_onu_bulgaria_muda_de_candidata), como é que "entrou na corrida há duas semanas"?
  • Portuga franciu
    04 out, 2016 Seia 13:20
    Até acho bem. Este traidor ( abadesco português ), que se junte ao BARROSO e que lhes ponham uma canga de bois e os ponham a lavrar terra.
  • José Silva
    04 out, 2016 Lisboa 12:54
    OK Guterres está oficialmente feito.

Destaques V+