05 out, 2016 - 16:31
Veja também:
O Conselho de Segurança das Nações Unidas considera que António Guterres é o melhor candidato para ser o próximo secretário-geral da ONU.
A informação foi avançada esta quarta-feira pelo embaixador da Rússia nas Nações Unidas, que se apresentou aos jornalistas juntamente com os outros embaixadores dos outros 14 membros do Conselho de Segurança.
“Estamos a assistir a um momento histórico, penso que nunca terá sido feito desta forma nas Nações Unidas antes. Tivemos hoje a sexta votação e foi muito importante para escolher o próximo secretário-geral e penso que tratámos a situação com grande responsabilidade", disse.
"Hoje, depois da sexta votação, temos um claro favorito e o seu nome é António Guterres e decidimos avançar para o voto formal amanhã às 10h00 e esperamos que seja feito por aclamação. Amanhã de manhã, o voto por aclamação, e o desejo de que o senhor Guterres cumpra bem as suas funções enquanto secretário-geral das Nações Unidos nos próximos cinco anos", disse Vitaly Churkin.
Foi uma atitude inédita esta de os embaixadores virem comunicar uma decisão unânime.
Os 15 voltam a reunir-se esta quinta-feira para formalizar e aclamar o nome de Guterres, cujo nome vai agora ser apresentado à Assembleia-geral das Nações Unidas, perante 193 países.
A embaixadora norte-americana, Samantha Power, considerou que todos os pontos do programa de António Guterres correspondiam aos desejos do Conselho de Segurança.
A vitória de Guterres desta quarta-feira foi a fundamental para a eleição, mas o candidato português já tinha vencido as cinco primeiras votações informais entre os 15 países do Conselho de Segurança.
Veja aqui a votação completa desta quarta-feira:
António Guterres: 13 votos a favor - 0 votos contra - 2 sem opinião
Miroslav Lajcak: 7-6-2
Vuk Jeremic: 7-6-2
Irina Bokova: 7-7-1
Helen Clark: 6-8-1
Susanna Malcorra: 5-7-3
Danilo Turk 5-8-2
Kristalina Georgieva: 5-8-2
Srgjan Kerim: 5-9-1
Natalia Gherman: 3-11-1