07 out, 2016 - 07:10
A passagem do furacão Matthew pelo Haiti matou pelo menos 339 pessoas. É o balanço mais recente apontado pelas autoridades do país.
O furacão deixou um rasto de destruição. De acordo com as autoridades haitianas, cerca de 30 mil casas foram destruídas na região sul do país.
Na vizinha República Dominicana, morreram quatro pessoas. Já em Cuba e nas Bahamas, não há vítimas, mas há registo de danos materiais.
Furacão já chegou aos EUA
De acordo com o Centro Nacional de Furacões, o furacão passou para a três de uma escala de cinco, numa altura em que já tocou na costa sul dos Estados Unidos. Florida, Georgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte, são as regiões que deverão ser afectadas nas próximas horas.
O presidente Barack Obama já declarou o estado de emergência em três destes estados – Florida, Carolina do Sul e Georgia - e deixou um apelo à população para que tomem as medidas de segurança necessárias.
O furacão chegou a atingir 195 quilómetros por hora, naquele que é considerado o furacão mais forte da última década.
Hurricane Matthew is as serious as it gets. Listen to local officials, prepare, take care of each other. https://t.co/Vaf8Xubs0s
— President Obama (@POTUS) 6 de outubro de 2016