Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guterres assiste à sua aclamação pela Assembleia Geral da ONU. É quinta-feira

07 out, 2016 - 19:51 • José Alberto Lemos, em Nova Iorque

Plenário convocado para quinta-feira, dia 13. A dois meses e meio de tomar posse formal, Guterres tem já duas assembleias gerais a que vai comparecer.

A+ / A-
Guterres mostra "humildade" perante a "terrível complexidade" do mundo moderno
Guterres mostra "humildade" perante a "terrível complexidade" do mundo moderno

António Guterres vai comparecer na próxima quinta-feira, dia 13, em Nova Iorque para assistir à votação formal pela Assembleia Geral das Nações Unidas do seu nome para secretário-geral da organização.

O presidente da Assembleia Geral enviou esta sexta-feira uma carta a todos os países-membros a informar que tinha recebido na véspera uma comunicação formal da presidência do Conselho de Segurança (CS) a dar conta da recomendação de Guterres para novo secretário-geral.

Essa carta é assinada pelo embaixador russo, Vitaly Churkin, na qualidade de presidente do CS neste mês de Outubro, e formaliza a decisão daquele órgão tomada por aclamação, na quinta-feira, recomendando Guterres para líder da ONU para o quinquénio que começa a 1 de Janeiro de 2017 e termina a 31 de Dezembro de 2021.

Na sequência da comunicação, o presidente da Assembleia Geral, Peter Thomson, das ilhas Fiji, convocou para dia 13 o plenário em que o nome de Guterres será aprovado e a presença do antigo primeiro-ministro português está dada como certa.

O que se prevê é que o presidente da Assembleia apresente uma moção com o nome do novo secretário-geral e ela seja votada por aclamação. Não haverá uma votação país a país e a sessão será mais um “pro forma” do que outra coisa. Não há memória de a Assembleia Geral ter votado contra a recomendação do Conselho de Segurança na escolha do secretário-geral.

Uns dias antes da reunião, no início da próxima semana, Thomson distribuirá um documento que resultará das consultas que o seu gabinete tem feito a todos os membros sobre as questões que mais preocupam a ONU.

E para a semana seguinte à aprovação de Guterres está já convocada outra reunião plenária, mas esta informal, para iniciar um “diálogo substantivo com o secretário-geral designado no sentido de antecipar uma interacção com os países-membros”. Este sinal indicia uma vontade generalizada de começar a trabalhar com o novo líder com antecedência.

A dois meses e meio de tomar posse formal, Guterres tem já duas assembleias gerais a que vai comparecer. A primeira será apenas de consagração do seu nome, mas a segunda será uma reunião de trabalho para estudar em conjunto as prioridades de cada um dos órgãos – secretário-geral e Assembleia Geral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • luciano ildefonso
    13 out, 2016 faro 13:21
    Será com certeza um grande representante dos povos mais desfavorecidos....
  • Voltasalazar
    09 out, 2016 Santa comba 19:05
    Não fazia sentido não estar presente. É PÀ ! Vai ser consagrado ! MAS ONDE É QUE JÁ SE VIU UMA COISA ASSIM ? ! P A R V A L H Õ E S. Que nojo. Sem dúvida que há muita malta a mendigar tachos!
  • Toino dos tamancos
    08 out, 2016 Ansião 15:10
    Este deve ser um TACHO do tamanho do planeta !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nem o PAPA leva tanto tempo para ser eleito !!!!!!!!!!!!!!!!! Não vai islamizar nada; ele tem a cegada agarrada a ele como sarna e ele sabe que a cegada tem muita força, muito dinheiro adquirido sem esforço.
  • O Buda Guterres
    07 out, 2016 lisboa 21:30
    O Buda Guterres está convencido de que vai islamizar a Europa mas acho que não vai ter sorte... Ao que parece os partidos nacionalistas estão a crescer como nunca se viu em toda a história.

Destaques V+