Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Sobe para quase 900 mortos no Haiti, vítimas da força do furacão Matthew

08 out, 2016 - 10:00

Furacão está a perder intensidade mas ainda representa grande ameaça, agora rumo ao estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos da América.

A+ / A-

Pelo menos 877 pessoas morrerem no Haiti, vítimas da força do furacão Matthew. É o mais recente balanço feito pelas autoridades haitianas, citado pela agência Reuters. Dezenas de milhares de pessoas ficaram também desalojadas.

O Matthew passou pelo Haiti na quinta-feira passada, com chuvas torrenciais e ventos que atingiram os 230 quilómetros por hora.

De acordo com os relatos que chegam do local, tem sido difícil prestar ajuda às populações, devido à falta de comunicações e às estradas inundadas.

O Haiti é o mais pobre dos países americanos e ainda está em recuperação do forte sismo que se fez sentir na zona em 2010.

Furacão perde intensidade mas ainda preocupa EUA

O furacão está a perder intensidade, está agora na categoria 2, mas ainda representa uma grande ameaça. O Matthew já passou pela Florida, onde matou quatro pessoas. Mantém agora o rumo para nordeste, no mar, a cerca de 100 quilómetros ao largo do estado da Georgia e segue para a Carolina do Sul.

Ao final deste sábado, deverá atingir a Carolina do Norte, cujo governador, Pat McCcrory, já avisou a população para o forte impacto que será sentido.

“Terá um grande impacto no estado, com ventos e chuvas que vão cobrir a maior parte do território. Estamos preparados para responder a este desastre nacional. A nossa primeira preocupação é a quantidade de chuva que irá cair, ameaçando a vida humana. Terá potencial para provocar as maiores cheias no estado da carolina do norte, desde o furacão Floyd, em 1999”, descreveu o governador.

Em 1999, as chuvas torrenciais provocadas pelo furacão Floyd provocaram 35 mortos no estado da Carolina do Norte.

Só no domingo é que o furacão Matthew deverá começar a afastar-se da costa leste dos Estados Unidos e, já sob a forma de tempestade tropical, poderá voltar a atingir a Florida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alice Martins
    08 out, 2016 loulé 12:14
    A Natureza é difícil entender quando se revolta contra os homens e tudo leva á frente.Nem assim a inteligência humana, consegue entender que não vale a pena ser mos ruins uns com os outros porque todos precisa-mos do Amparo de Deus e Sua proteção.
  • 08 out, 2016 10:48
    Mais um título 'atamancado' à moda do Sapo: 'Sobem para quase 900 as mortes no Haiti,...' ou 'Sobe para quase 900 o número de mortos no Haiti,...' são as duas opções, NUNCA esta.

Destaques V+