Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Campo de Calais vai ser evacuado na segunda-feira

21 out, 2016 - 21:17

A última estimativa oficial refere-se a 6.400 pessoas na "Selva".

A+ / A-

O campo de Calais, norte de França e perto do canal da Mancha, onde se concentraram milhares de migrantes, vai ser evacuado a partir de segunda-feira, referiram as autoridades francesas.

Prometido desde há várias semanas pelo governo socialista, esta operação acentuou a polémica sobre o acolhimento dos migrantes em França, a alguns meses das eleições presidenciais. O assunto suscitou tensões entre Paris e Londres.

A partir da tarde de domingo, uma equipa de funcionários vai informar os migrantes da operação, que deve prolongar-se por uma semana.

A última estimativa oficial refere-se a 6.400 pessoas na "Selva" de Calais. A partir de segunda-feira, 145 autocarros devem assegurar o seu transporte em direcção a 287 centros de acolhimento, segundo as autoridades.

"Teremos sucesso neste desafio humanitário", prometeram os ministros do Interior, Bernard Cazeneuve, e da Habitação, Emmanuelle Cosse, em artigo hoje publicado no diário Le Monde, enquanto as ONG no terreno alertaram contra os riscos de "catástrofe" de uma operação precipitada.

O destino de 1.290 menores que se encontram isolados no campo constitui um dos aspectos mais complexos desta operação, com muitos a referirem pretender alcançar o Reino Unido, onde dizem ter familiares.

O director-geral da organização "France Terre d'asile" revelou que no sábado mais de uma centena de migrantes menores vão deixar Calais em direcção ao Reino Unido, no âmbito do reagrupamento familiar, estando previstas mais partidas no domingo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel
    22 out, 2016 Faro 17:49
    "menores" - alguns dos que chegaram ao Reino Unido tem bem mais do que 18 anos. "Menores" só se for no papel porque na realidade alguns deles devem ter 18 anos em cada pé. Quem verifica e regista os tais menores são associações ditas humanitárias que depois os enviam para UK, e claro, no Reino Unido ninguém manda para trás niguém..

Destaques V+