Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Angola. Supremo chama Eduardo dos Santos para justificar nomeação da filha na Sonangol

26 out, 2016 - 11:14

Acção foi movida por 14 advogados angolanos, que acusaram o presidente de nepotismo e violação da lei nacional a favor de Isabel dos Santos.

A+ / A-

O Supremo Tribunal de Angola pediu ao presidente José Eduardo dos Santos para justificar o facto de ter nomeado a sua filha Isabel dos Santos para liderar a Sonangol, a empresa estatal de petróleo.

De acordo com documentos judiciais consultados pela agência Reuters, José Eduardo dos Santos nomeou sua filha bilionária Isabel para o lugar de directora executiva da petrolífera Sonangol em Junho. Isabel dos Santos prometeu uma revisão da Sonangol para melhorar a sua eficiência e mais margens para compensar o impacto dos preços do petróleo em queda.

Angola, membro da OPEP, é actualmente a maior produtora de petróleo da África devido aos ataques de militantes e outros problemas que obrigaram à redução de produção na Nigéria, mas tem sido duramente atingida pela queda dos preços do petróleo.

O tribunal angolano agiu na resposta a uma acção movida por 14 advogados angolanos, que acusaram o presidente de nepotismo e violação da lei nacional.

Nem a equipa de comunicação da Presidência, nem Isabel dos Santos se para responder aos pedidos de comentário da Reuters.

Isabel dos Santos, classificada como a mulher mais rica da África pela revista “Forbes”, foi nomeada para o cargo depois da demissão-relâmpago do conselho de administração da Sonangol pelo presidente José Eduardo dos Santos.

Depois de ser empossada, Isabel dos Santos disse aos jornalistas que estava a planear dividir a empresa em três sectores que supervisionassem as operações, logística e as concessões a empresas internacionais de petróleo.

José Eduardo dos Santos foi acusado por alguns analistas de estar a preparar o terreno para a sua sucessão, já que já expressou a sua intenção de deixar o cargo em 2018, um ano depois das eleições presidenciais. Outros disseram que Isabel dos Santos estaria a falar a sério sobre as mudanças que pretende implementar na Sonangol.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • md
    26 out, 2016 portugal 13:53
    provavelmente uma das poucas boas acções do ZèDu em livrar a Sonangol dos sugadores de dinheiro è apontada como vigariçe... lololol Dinheiro e poder ja tem a senhora que de sobra!

Destaques V+