Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Alemanha quer devolver migrantes resgatados no Mediterrâneo a África

06 nov, 2016 - 16:48

A informação é avançada pelo jornal "Welt am Sonntag", que cita um porta-voz do Ministério do Interior.

A+ / A-

O Ministério do Interior da Alemanha defende que se enviem os refugiados resgatados no Mediterrâneo imediatamente de volta para a África com o objectivo de criar um efeito de dissuasão, divulga o jornal alemão "Welt am Sonntag".

"A ausência de perspectivas de alcançar a costa europeia poderia ser um motivo para os migrantes desistirem de empreender uma viagem muito perigosa, que põe em perigo as suas vidas e movimenta muitos ganhos económicos (aos traficantes)", assinalou um porta-voz do Ministério.

Acrescentou que "o objectivo é o de tirar das organizações de traficantes a base do seu negócio e proteger os migrantes da perigosa travessia no Mediterrâneo".

Segundo a proposta alemã, similar ao modelo australiano, os migrantes que partem por via marítima para a Europa a partir da Líbia seriam devolvidos não a este país, mas a outro Estado no Norte da África, como a Tunísia ou o Egipto. A partir destes países, poderiam solicitar asilo na Europa e se este fosse concedido, seriam transportados para o continente de forma segura.

A esperança desta proposta é que os migrantes africanos fiquem rapidamente conscientes de que a perigosa viagem através do Mediterrâneo para a Itália não tem perspectivas.

A oposição política alemã recebeu a proposta com críticas e a presidente do grupo parlamentar dos Verdes, Katrin Göring-Eckhardt, disse que "o Ministério do Interior trata os refugiados como uma doença contagiosa que se há de evitar".

"Quem já nega às pessoas que estão a fugir um processo justo, age da maneira mais do que duvidosa a nível da política de refugiados como ao nível legal", acrescentou.

Por outro lado, o co-presidente do partido Esquerda, Bernd Riexinger, disse que se a proposta avançar, "seria um escândalo humanitário e um passo para a abolição do direito de asilo."

De acordo com o Ministério do Interior alemão, ainda não há planos concretos ou conversações sobre o tema a nível europeu.

A conformidade com os procedimentos do Estado de Direito e o respeito pela Convenção sobre os Direitos Humanos são "condições indispensáveis" também em futuras abordagens, segundo o Ministério.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Liberdade
    07 nov, 2016 Mundo 08:07
    Texto ofensivo e despresivel.
  • Está melhor....
    07 nov, 2016 lisboa 03:47
    Estão a começar a ganhar juízo... Muito bem!
  • asilva
    06 nov, 2016 adelaide 23:00
    Entao agora ja nao sao "coitadinhos"???
  • asilva
    06 nov, 2016 adelaide 22:18
    Os Europeus deram a independencia aos Paises de Africa porque os "brancos" exploravam os pretos.....agora os pretos querem vir para a terra dos exploradores!!!
  • Antonio
    06 nov, 2016 Lisboa 21:53
    Acho bem, porque desta forma a africa e o medio oriente fica sem habitantes, passam todos para a Europa e depois? Estes europeus são uns desmiolados. Mandem-nos para os EUA! Hoje na torre de Belém passei por casal que já sacou residência e subsídios, e ela mal se via os olhos, o resto do seu corpo e cara, estava tudo debaixo do seu manto Estes políticos nem pensam o mal que estão a fazer aos portugueses e ao País! referendo já!
  • Madala
    06 nov, 2016 Évora 19:00
    Concordo plenamente desde que ficassem em segurança. Mas não acredito que outros paises Árabes aceitem os refugiados
  • AM
    06 nov, 2016 MG 18:59
    Qual a razão de não se fazer um referendo em toda europa CE e saber qual a verdadeira opinião dos cidadãos da CE sobre o que e como tratar deste assunto dos refugiados? Será por receio do resultado?
  • luis santos
    06 nov, 2016 amadora 18:04
    Só agora é que repararam ...... Para quem espera , e vê os que vão serem resgatados em alto mar e levarem-nos para italia e grecia , mais virão a caminho ... Os refugiados ainda não chegaram ao parlamento europeu ..quando chegarem é que vão abrir os olhos
  • Ribeiro
    06 nov, 2016 Beja 17:32
    Que vergonha. Primeiro que era para vir toda a gente, agora com medo da extrema-direita fazem isto? A Alemanha vai dar cabo da Europa mais uma vez.

Destaques V+