Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Trump vai deportar dois a três milhões de imigrantes ilegais

13 nov, 2016 - 16:57

Promessa repetida pelo futuro Presidente dos EUA em entrevista ao programa “60 Minutes”.

A+ / A-

O Presidente eleito dos Estados Unidos diz, em entrevista à CBS News, que vai expulsar dois a três milhões de imigrantes sem documentos do país.

"O que vamos fazer é apanhar as que tenham registo criminal, os membros de gangues, os traficantes de droga. Provavelmente dois milhões, podem ser até três milhões, destas pessoas vão ser deportadas, ou presas", afirmou. "Vamos tirá-las do nosso país, estão cá ilegalmente", prometeu.

Depois de "segura a fronteira", o futuro líder norte-americano diz que "será tomada a decisão em relação aos outros imigrantes".

Na mesma entrevista ao “60 Minutes”, Donald Trump insistiu na construção do muro na fronteira com o México, mas admitiu que em algumas partes poderá ser apenas uma vedação.

Esta é a primeira grande entrevista desde a eleição. Trump reafirmou as posições que defendia desde o início da campanha eleitoral.

Depois da vitória de terça-feira, o Governo do México veio novamente garantir que não iria financiar a construção do muro, e o vice-presidente da equipa de transição da nova Presidência, o republicano Newt Gingrich, quando questionado sobre o tema, respondeu que o muro tinha sido "um grande instrumento de campanha".

Quanto ao processo contra Hillary Clinton, prometido durante a campanha, Trump disse agora: "Ainda vou pensar nisso".

Juízes contra o aborto, a favor das armas

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que vai nomear para o Supremo Tribunal juízes contra o aborto e favoráveis à posse de armas de fogo.

"Os juízes serão antiaborto" e serão "muito favoráveis à Segunda Emenda" da Constituição norte-americana, que garante o direito de cada cidadão dos Estados Unidos possuir uma arma de fogo, disse em entrevista ao programa 60 Minutos da cadeia de televisão CBS.

Donald Trump garantiu ainda que, tal como disse durante a campanha, vai mesmo renunciar ao salário anual de 400 mil dólares que recebe o Presidente dos EUA. "Não vou receber o salário. Não vou", disse na mesma entrevista. "Penso que, por lei, só tenho de receber um dólar, por isso receberei um dólar por ano", afirmou.

O futuro Presidente norte-americano comentou ainda os protestos contra a sua eleição que há cinco dias ocorrem em várias cidades do país. "Não tenham medo. Vamos restabelecer o nosso país", disse.

Donald vai deixar o Twitter?

Na conversa, que inclui segmentos com a mulher, Melanie, e os filhos, Trump revelou que ganhou 100 mil seguidores no sábado nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram, e explicou por que razão usa tanto o Twitter, quando foi questionado se iria "continuar a disparar o que lhe passava pela cabeça" quando chegar à Casa Branca.

"Vou ser muito comedido, se o usar sequer", respondeu, referindo-se ao Twitter. No entanto, "é uma forma moderna de comunicação, não há nada que ter vergonha. Juntando o Twitter, o Facebook e o Instagram, tenho 28 milhões de pessoas, dá para passar a mensagem. Quando alguém escreve uma má história sobre mim, ou a história é imprecisa, tenho um meio de ripostar".

"O facto de [estas redes sociais] terem tanto poder ajudou-me a ganhar as corridas nas quais eles [a campanha democrata] gastaram mais dinheiro do que eu", disse ainda Trump.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O SÁTIRO
    15 nov, 2016 Lisboa 12:11
    O título é FALSO E MENTIROSO E XENÓFOBO....TRUMP vai deportar os imigrantes ILEGAIS CRIMINOSOS......OK ? perceram ? Ou falta .Q.I. ? E já agora k tem a RR a dizer sobre a ameaça do candidato a VP de HILLARY.....Tim Kaine.......k disse........ A igreja católica será....." BANNED".....dos EUA se não aceitar o ...... SAME SEX MARRIAGE"....... É caso para dizer que a RR QUER DESTRUIR A IGREJA CATÓLICA..
  • Português
    14 nov, 2016 Lisboa 15:55
    Sim , um referendo sobre a canalha preta que roubam e traficam droga em Portugal, seria uma excelente idèia .
  • zétuga
    14 nov, 2016 lisboa 09:02
    Nesta manifestação de domingo vimos ilegais a exigirem DIREITOS (disse bem) ilegais, autentica republica das bananas!!! depois prendem elementos do PNR e deixam ilegais agredirem portugueses, isto é o começo!!! hoje há gangues da primeira invasão de africanos, gangues a que a esquerdalhada chama """grupo de jovens"" a espalharem o terror pelos subúrbios!!! este exemplo parece não ser suficiente para os portugueses abrirem a pestana!!!
  • tuga
    14 nov, 2016 lisboa 07:59
    Portugal deveria fazer o mesmo!! essa politicada pseudoesquerda deveria ir com eles!!! um país com 2 milhões de pobres, meio milhão de desempregados, crianças com fome e aqueles desmiolados a quererem meter cá mais atrasados civilizacionais de séculos!! E depois ilegais que invadiram o nosso país a exigirem direitos!! o direito é expulsa-los do pais!!!
  • asilva
    14 nov, 2016 adelaide 04:02
    Isto e o que a Europa precisa e vai precisar muito em breve !!!
  • rosinda
    14 nov, 2016 palmela 02:48
    como combater o trumpismo! esta gente do livre deve ser varrida da cabeça! Ainda nao sabem o que o trump vai fazer ja estao a começar a fazer alarido . As pessoas do livre ninguem deve ter muro em volta da casa senhor bastos!
  • Dias
    14 nov, 2016 Lx 01:19
    Façam um referendo em Portugal sobre o tema e vão ter uma surpresa.
  • João Luiz Tavares
    14 nov, 2016 Brasil 00:59
    Enquanto isso..., no Brasil atual: == Os Inteligentinhos == OS INTELIGENTINHOS do PT; DA SOCIEDADE CIVIL -- estudantes, jornalistas, professores universitários, cineastas, cantorzinhos tipo Chico Buarque etc. Faça o favor! Num JANTAR DE INTELIGENTINHOS faça o seguinte: «Chegue num jantar de inteligentinhos e, por exemplo, defenda o impeachment. Haha. Você vai VER o que vai acontecer com você, né? Vão olhar TORTO pra você achando que, de repente, você é dono de um banco, alguém assim! E não alguém que trabalha duro para sobreviver e, por isso, SEMPRE desconfia de quem não o faz... Né?»
  • Manuel Petiz
    13 nov, 2016 Porto 23:07
    Para os que sabem ler: "O que vamos fazer é apanhar as que tenham registo criminal, os membros de gangues, os traficantes de droga. Provavelmente dois milhões, podem ser até três milhões, destas pessoas vão ser deportadas, ou presas", afirmou. "Vamos tirá-las do nosso país, estão cá ilegalmente".
  • Carlos Anjos
    13 nov, 2016 Ericeira 23:01
    Não percebo qual é o problema, três milhões ? Quantos expulsou o Obama em 8 Anos ? Números oficiais, quase 2.8 milhões sem contar com 2015 e 2016, porque ninguém fala nisso ? Ha não convêm, o Trump é que é o mau...

Destaques V+