Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Obama pede alívio da dívida para a Grécia

15 nov, 2016 - 15:12

"A austeridade por si só não gera prosperidade", advertiu Barack Obama, em Atenas, primeira etapa da sua última viagem à Europa como Presidente dos Estados Unidos.

A+ / A-

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu esta terça-feira um alívio da dívida pública para a Grécia para ajudar o país a retomar o caminho do crescimento.

"É necessário o alívio da dívida para contribuir para a retoma do crescimento. A austeridade por si só não gera prosperidade", disse Obama, no início da reunião que manteve com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, em Atenas.

Obama felicitou Tsipras, o seu governo e o povo grego pelos esforços feitos para superar a crise. "As reformas não foram fáceis, mas necessárias para tornar Grécia mias competitiva", acrescentou.

Tsipras, por sua parte, afirmou que a Grécia defendeu durante estes anos os valores da liberdade, da democracia, da igualdade e dos direitos humanos. "Apesar de todas as dificuldades, conseguimos manter-nos de pé, defendendo estes valores. Espero que muito em breve o trabalho duro e os sacrifícios do povo obtenham uma resposta positiva nas negociações sobre a crise da dívida", declarou.

Após as declarações, Obama e Tsipras retiraram-se para um encontro particular, ao qual se segue uma conferência de imprensa.

Obama chegou esta terça-feira a Atenas para a primeira etapa da sua última viagem internacional.

O Presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, oferece esta noite um jantar em sua homenagem, para o qual foram convidadas 100 personalidades da política, da cultura e do mundo empresarial.

Na quarta-feira, Obama visitará a Acrópole e fará um discurso na Fundação Stavros Niarchos sobre os desafios da globalização, antes de se deslocar a Berlim, capital da Alemanha.

Esta será a última deslocação de Obama à Europa como Presidente dos Estados Unidos. Barack Obama será substituído no cargo em Janeiro pelo Presidente dos Estados Unidos eleito, Donald Trump.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jose
    15 nov, 2016 18:01
    Que bonzinho o carneiro virou ovelha, no fim do pais estar com a economia falida, vem cheio de vontade, ivagina..
  • Zé Ninguem
    15 nov, 2016 Alverca 16:55
    Alguns comentadores ainda vão dizer que Obama é do BE ou Do PCP !

Destaques V+