Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Hillary teve mais de dois milhões de votos que Trump e perdeu as eleições

23 nov, 2016 - 22:30

O voto popular não é determinante. O Presidente dos Estados Unidos é escolhido por um colégio eleitoral.

A+ / A-

A candidata presidencial democrata Hillary Clinton obteve mais dois milhões de votos do que o seu rival republicano, Donald Trump, apesar de este ter ganho as eleições presidenciais pela maioria no colégio eleitoral.

Este avanço no voto popular, correspondente a mais 1,5 pontos percentuais, de Clinton, segundo os peritos dos Cook Political Report, não muda nada ao resultado da eleição, que vai ser feita em escrutínio indirecto a uma volta.

Hillary Clinton recolheu 64.227.373 votos contra 62.212.752 para Donald Trump, segundo os últimos números compilados de fonte oficial pelo Cook Political Report, divulgadas esta quarta-feira.

Trump conseguiu 290 grandes eleitores contra 232 da democrata. Para vencer esta eleição são precisos 270 dos 538 que estavam em jogo.

Esta foi a segunda vez no século XXI que um candidato democrata consegue o maior número de votos, mas perde as eleições.

Em 2000, o vice-Presidente Al Gore perdeu perante George W. Bush, apesar de ter mais 544 mil votos do que este.

Nos EUA, a eleição presidencial é decidida pelos grandes eleitores, eleitos em cada um dos 50 Estados da União, em função da população.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel
    24 nov, 2016 Amadora 07:55
    São as regras, só têm que as respeitar como é normal numa democracia. Coisa que muitos dos fascistas apoiantes de Hillary não conseguem fazer...respeitar as regras e os outros. O António Costa também perdeu as eleições, mas no entanto...

Destaques V+