11 dez, 2016 - 09:36
Veja também:
Pelo menos 25 pessoas morreram e 49 ficaram feridas numa explosão numa catedral da comunidade cristã copta, no Cairo, avança a televisão estatal do Egipto.
Entre as vítimas estão muitas mulheres e seis crianças, avançam as forças de segurança.
O engenho, com cerca de 12 quilos, terá sido detonado por uma mulher no interior do templo copta ortodoxo, segundo fontes dos serviços de seguraça citadas pela agência Reuters.
O ataque contra a catedral de São Pedro ainda não foi reivindicado por qualquer grupo terrorista, mas alguns membros do autoproclamado Estado Islâmico celebraram o atentado nas redes sociais.
Foto: Khaled Elfiqi/EPA
As forças de segurança estabeleceram um cordão de segurança na zona da catedral copta, enquanto dezenas de pessoas se juntaram em frente ao templo a exigir medidas para evitar novos ataques.
A explosão na catedral copta aconteceu depois de, na sexta-feira, dois ataques bombistas terem provocado seis mortos e seis feridos entre as forças policiais.
Os cristãos coptas são uma minoria no Egipto, país de maioria muçulmana.
As forças de segurança do Egipto têm lutado nos últimos anos contra grupo terroristas, como o autoproclamado Estado Islâmico ou a Al-Qaeda, responsáveis por uma onda de insurgência na península do Sinais, mas também por atentados noutros pontos do país.
[notícia actualizada às 12h40]