Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Nova tentativa. Evacuação de Alepo recomeça às 4h00

14 dez, 2016 - 21:00

Cessar-fogo foi negociado na terça-feira, mas as primeiras mil pessoas foram logo retidas num posto de controlo das milícias iranianas.

A+ / A-

A evacuação da cidade síria de Alepo tem nova hora marcada: 4h00 (hora de Lisboa, 6h00 na Síria).

A informação foi já confirmada aos jornalistas pelas duas partes, quer por fonte dos rebeldes quer por fonte militar pró Bashar Al-Assad.

O exército sírio diz que o número de pessoas que querem sair de Alepo é 15 mil, incluindo quatro mil rebeldes, embora os capacetes brancos da Síria estimem que estejam mais de 100 mil pessoas cercadas na parte da cidade que até terça-feira era controlada pelas forças opositoras do regime. A verificação destas informações é difícil, pois não se encontra actualmente nenhum observador independente no terreno, apesar dos numerosos apelos das Nações Unidas e outras entidades internacionais.

Um cessar-fogo foi negociado na terça-feira pela Rússia, o aliado mais poderoso do Presidente sírio Bashar al- Assad, com a Turquia para acabar com os combates em Alepo, mas a evacuação programada dos distritos rebeldes ficou bloqueada na quarta-feira quando ataques aéreos e bombardeamentos atingiram a cidade.

Entretanto, a comissão de inquérito da ONU sobre a Síria disse esta quarta-feira ter recebido informações de que os combatentes opositores estão a impedir a saída de civis de Alepo e que estão a usar estas pessoas como escudos humanos.

Num comunicado, a comissão internacional independente de inquérito indicou ter "informações de que grupos da oposição (...) impedem civis de saírem, bem como de combatentes da oposição infiltrados na população civil, o que aumenta o risco de civis serem mortos ou feridos".

Os relatos implicam especificamente o grupo Jabhat Fateh al-Sham, anteriormente designado como Frente Al-Nosra e que assumiu a nova denominação após a ruptura com a Al-Qaeda, e o poderoso grupo rebelde islamita Ahrar al-Sham.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jonh
    14 dez, 2016 porto 23:24
    Lá se vão os zillioes de dolares que os Terroristas Americanos, Franceses, Inlgeses, Belgas, Alemães,Arabia Saudita, Qatar, Emirados Arabes Unidos, e Turkia gastaram na Aventura Siria.. Afinal o Médico que trabalhava em Londres e que voltou a Siria para Orientar o País é mais homem, que estes bananas destes torroristas todos Juntos!! A grande Assad!Se não fosse a União dos Sirios, Russos, Iranianos, Egipcios,Libaneses que lutam contra a ocpação Israelita, e em Parte China...a Siria tinha tombado!! E seria mais um País falido partido aos bocados, com lutas agora apenas entre os Países terroristas acima, para ver quem ficava com o que...desde petroleo, gas, e outros recursos, iam dizimar o País , como fizeram noutros, anteriormente e continuam a fazer ainda!! A Turkia deve estar de rastos, roubava o Petroleo a Siria com camiões a perder de vista para depois vender ao Desbarato a Europa, e com isso ajudava os terroristas a comprar armas aos EUA, UK,Ucrania,e mais 2 ou 3 Países na Eu... Ardeu!!! A siria é dos Sirios!!!As Femes amestradas queriam dar uma de macho??!!! Os Sirios Mostraram quem são os machos!! Viva os Sirios!!

Destaques V+