Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Guterres escolhe três mulheres para cargos de relevo na ONU

15 dez, 2016 - 21:50

Ministra do Ambiente nigeriana Amina Mohammed vai ser a "número dois" das Nações Unidas.

A+ / A-

O novo secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou esta quinta-feira a escolha da ministra do Ambiente nigeriana Amina Mohammed para ser a "número dois" da organização, bem como a nomeação de outras duas mulheres para outros cargos de relevo.

A diplomata brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti vai ser a chefe de gabinete de António Guterres, enquanto a sul-coreana Kyung-wha Kang irá assumir o novo cargo de assessora especial para a área da política.

Amina Mohammed, que foi assessora especial das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, substituirá no cargo o sueco Jan Eliasson.

Maria Luiza Ribeiro Viotti foi embaixadora do Brasil na ONU entre 2007 e 2013, quando foi nomeada embaixadora do Brasil na Alemanha.

O antigo primeiro-ministro português foi empossado como secretário-geral das Nações Unidas na passada segunda-feira, numa cerimónia na assembleia-geral da organização internacional.

Guterres, que sucede ao sul-coreano Ban Ki-moon, vai entrar em funções em 01 de janeiro de 2017, para um mandato de cinco anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+