Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PCP vota contra “repúdio” por bombardeamentos em Alepo

16 dez, 2016 - 14:57

Comunistas realçam a “corajosa resistência da Síria e do povo” e recusam associar-se a “campanhas que visam branquear a agressão levada a cabo” por Washington e seus aliados contra Damasco.

A+ / A-

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira um voto de repúdio apresentado pelo Bloco de Esquerda (BE) contra os recentes bombardeamentos e crimes praticados na cidade síria de Alepo, com o PCP a votar isoladamente contra.

O voto do Bloco de Esquerda, repudiando a violação de direitos humanos e os crimes contra as populações de Alepo pelas forças governamentais sírias, mereceu o apoio do PSD, PS, CDS-PP, “Os Verdes” e PAN (Pessoas-Animais-Natureza).

A zona oriental de Alepo foi libertada nos últimos dias por forças pró-governamentais, após vários meses de uma batalha intensa e anos de divisão. Os grupos rebeldes que controlavam aquela zona eram compostos em larga medida por jihadistas.

Na sequência desta votação, o PCP apresentou uma declaração de voto em que se salienta que este partido, “desde o primeiro momento, denunciou e condenou a guerra de agressão que se abateu sobre a República Árabe Síria e o povo sírio, com o seu cotejo de hediondos crimes, brutais violações dos direitos humanos, morte, sofrimento e destruição”.

“A corajosa resistência da Síria e do seu povo, exige, não a vergonhosa associação ou a conveniência com as campanhas que visam branquear a agressão levada a cabo pelos Estados Unidos e seus aliados, mas a solidariedade de todos os que defendem os direitos do povo sírio e a paz”, lê-se ainda na mesma declaração de voto do PCP.

Antes desta votação, mas por unanimidade, foi aprovado um voto apresentado pelo CDS-PP de condenação pelo atentado terrorista contra a comunidade cristã copta do Cairo, no Egipto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JC
    16 dez, 2016 charneca da caparica 17:14
    Porque não se juntam num voto de repudio a quem está a vender as armas ás partes em conflito, Sim, porque existem países que estão a chorar lagrimas de crocodilo pelo povo de Alepo mas continuam a fazer negócio com a vendas de armamento, Se não o fizessem Alepo e o seu povo estariam a salvo e em paz.
  • MUITO BEM!
    16 dez, 2016 lisboa 16:35
    O PCP agora impressionou-me pela positiva! Muito bem! Assim?..Sim! Um partido que nesta questão não se deixou levar por demagogias e pelo tão famoso sentimento anti-russia que está tão em voga..
  • 16 dez, 2016 lisboa 16:32
    Vão ao Google e escrevam "" gaza prisão a céu aberto"" e pensem!!!
  • victor
    16 dez, 2016 lx 16:11
    Lamentável a posição do BE, não combater os assassinos islâmicos, os fanáticos religiosos, parece ser a posição do BE.
  • TUGA
    16 dez, 2016 LISBOA 16:05
    o parlamento deveria ter vergonha e fazer um voto de repudio aos EUA/Israel e UE que apoiaram terroristas para chegar ao petróleo e defender interesses geoestratégicos do ocidente e com esses apoios destruíram uma nação soberana e assassinaram um povo!!! como se vota nesta gente??? meros lacaios dos EUA/Israel e UE, envergonham a nação!! Voto meu?? NUNCA!!!!!
  • PCP ENGOLE SAPOS
    16 dez, 2016 Lx 16:04
    Mais um elefante engolido pelo kamarada Jerónimo da sua geringonça... Mas certamente, tal como Cuba, também a Síria é uma ilhe de liberdade...Deve ser para rir kamaradas...Tristeza de gente esta que ainda não percebeu que o Muro de Berlim caíu há mais de 25 anos...Assim se vê a força do PCP a engolir sapos e elefantes dos seus queridos amigos da geringonça...
  • António Costa
    16 dez, 2016 Cacém 15:35
    Os religiosos de Alepo, padres e freiras que disseram que os "rebeldes" eram os terroristas da frente al-Nusra também devem ser do PCP........
  • JR
    16 dez, 2016 Sintra 15:34
    Mesmo não sendo comunista reconheço que o PCP é único partido com uma visão lucida e coerente da realidade na Síria. Os partidos deviam manifestar um voto de alegria pela expulsão dos terroristas de Allepo e consequente libertação das populações reféns usadas como "escudos humanos" pelos terroristas apoiados pelos EUA/Israel e UE. A posição do Bloco é completamente repugnante! Os meus sinceros parabéns e agradecimento ao PCP.
  • António Costa
    16 dez, 2016 Cacém 15:23
    E quando a Turquia bombardeou os curdos, gabando-se de "anular" milhares deles? Existiu algum protesto? Sim houve, foi feita uma corajosa campanha de abaixo assinado na Turquia! Essas pessoas corajosas foram depois perseguidas pelo governo turco, perante a passividade total e vergonhosa da comunidade internacional e da UE! Os deputados da Assembleia da Republica mostraram uma ignorância básica e total sobre a situação dos povos do Médio Oriente. Uns e outros só votaram como papagaios das respetivas cores politicas! Resumindo podem-se matar 100 mil pessoas, desde que não apareça nas noticias. Podem morrer 100 mil crianças das maneiras mais horrendas e terríveis. Não aparece nas noticias, portanto está tudo bem! Uma criança morta numa praia e na Europa? Que Horror! Reunião de emergência da ONU! Cambada de Hipócritas!

Destaques V+