Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Putin diz que assassinato de embaixador é "provocação"

19 dez, 2016 - 22:45

A morte a tiro de Andrei Karlov, numa galeria de arte de Ancara, é uma tentativa de estragar a relação entre a Rússia e a Turquia, afirma o Presidente russo.

A+ / A-

O assassinato do embaixador da Rússia na Turquia é uma “provocação”, afirma o Presidente russo, Vladimir Putin.

A morte a tiro de Andrei Karlov, numa galeria de arte de Ancara, é uma tentativa de estragar a relação entre a Rússia e a Turquia, disse o chefe de Estado.

Para Vladimir Putin, o ataque também teve como objectivo impedir uma solução para a guerra na Síria, com a colaboração da Rússia, da Turquia e do Irão.

Em declarações numa sessão especial no Kremlin, Putin ordenou um reforço da segurança nas embaixadas russas espalhadas pelo mundo.

O Presidente russo disse ainda que quer apurar toda a verdade sobre quem ordenou o assassinato do embaixador em Ancara.

Embaixador russo abatido por polícia turco
Embaixador russo abatido por polícia turco

O atirador era um polícia turco, que foi abatido pelas forças de segurança após o ataque.

A Turquia tem “sinais muito fortes” de que o autor da morte do embaixador russo era um seguidor do clérigo exilado Fethullah Gulen, que o governo responsabiliza pelo golpe falhado de Julho.

Um representante de Fethullah Gulen, que actualmente vive nos Estados Unidos, já condenou o ataque contra o diplomata e nega qualquer envolvimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    20 dez, 2016 Santarém 21:12
    A partir de agora o senhor Putin e restante companhia politica quando discursarem no mínimo vão levar coletes à prova de bala e fraldas para emparar alguma fuga com o nervosismo!.

Destaques V+