19 dez, 2016 - 23:47
Donald Trump conseguiu esta segunda-feira os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral para ser formalmente eleito Presidente dos Estados Unidos.
Trump ultrapassou a fasquia necessária para confirmar o triunfo sobre a democrata Hillary Clinton, mas, pelo menos, meia dúzia de grandes eleitores quebraram a tradição e retiram o apoio ao milionário.
De acordo com a agência Reuters, este é o maior número de grandes eleitores que não seguiram a tendência do voto popular em mais de um século.
Numa reacção à vitória no Colégio Eleitoral, Donald Trump disse que “vai trabalhar no duro para unir o país e para ser Presidente de todos os americanos”.
Nas eleições presidenciais norte-americanas, o voto dos eleitores é indirecto e vai para um Colégio Eleitoral, solução estabelecida na Constituição dos Estados Unidos e na 12.ª Emenda, adoptada em 1804.
O Colégio é constituído por delegados representativos dos 50 estados norte-americanos, e da capital federal, Washington, que conta com três "grandes eleitores".
Cada estado federal tem direito a um determinado número de "grandes eleitores", distribuição que depende da população do estado e da sua representatividade, no Congresso norte-americano.
Donald Trump será empossado a 20 de Janeiro, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington.