Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Rússia e Turquia acordam cessar-fogo na Síria

28 dez, 2016 - 09:22

Depois de Alepo, as armas devem calar-se a partir da meia-noite em todo o país.

A+ / A-

A Rússia e a Turquia chegaram a um acordo para um cessar-fogo nacional na Síria. A notícia está a ser avançada pela agência de notícias turca Anadolu, citada pela Reuters.

O objectivo do novo plano é estender o cessar-fogo implementado em Alepo a todo o território sírio, mas sem a participação dos "grupos terroristas", revelou a agência turca. O acordo entra em vigor à meia-noite de quinta-feira, dia 29.

Assim, as organizações políticas curdas: o Partido da União Democrática (PYD) e as Unidades de Protecção do Povo, que combatem os militantes do autodenominado Estado Islâmico, no norte da Síria, podem ser excluídos das negociações por serem apontados como terroristas pelo governo de Ancara.

Caso a trégua seja respeitada, o regime de Bashar Al-Assad compromete-se a iniciar negociações com a oposição em Astana, no Cazaquistão, sob a mediação da Rússia e da Turquia.

Segundo o acordo, as negociações contam com a presença de todas as forças da oposição a Damasco, excepto os grupos considerados terroristas.

Neste sentido, as organizações políticas curdas (PYD, Partido da União Democrática e as Unidades de Protecção do Povo, que combatem os terroristas do autoproclamado Estado Islâmico, no norte da Síria) podem ser excluídas das negociações por serem apontados como terroristas pelo governo de Ancara.

O conflito na Síria já fez mais de 300 mil mortos, 86 mil civis, segundo o balanço do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, que tem sede em Londres e recolhe informações junto de uma vasta rede de fontes militares, civis e médicas no território sírio.

O relatório “Tendências Globais” das Nações Unidas revela que a Síria é um dos principais países de origem dos refugiados no mundo (são 4,9 milhões de pessoas).

Síria. Alepo de volta para as mãos de Assad
Síria. Alepo de volta para as mãos de Assad
"Por favor, tirem-nos de Alepo". Órfãos sírios enviam mensagem ao mundo
"Por favor, tirem-nos de Alepo". Órfãos sírios enviam mensagem ao mundo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Corrêa dos
    28 dez, 2016 Lisboa - Portugal 10:25
    Esta notícia hoje, deixou-me imensamente satisfeito. Finalmente irá resolver-se uma situação que, há muitas semanas atras, poderia ter poupado milhares de vidas.
  • Palmira
    28 dez, 2016 Olhão 10:18
    Amém Graças a Deus ája paz entre os homens de amor fé e boa vontade. Que desta vez se faça o certo para acabar tanto sofrimento e criancinhas. Parabéns para todos os que estão trabalhando para a paz sempre vitória para bem do planeta e seus habitantes.

Destaques V+