30 dez, 2016 - 19:53
Veja também:
O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou esta sexta-feira a decisão do Presidente russo, Vladimir Putin, de adiar expulsão de diplomatas.
“Grande jogada de adiar (por V. Putin) – Sempre soube que
ele era muito esperto”, escreveu Donald Trump numa mensagem publicada na rede social Twitter.
O Presidente cessante dos EUA, Barack Obama, anunciou na quinta-feira a expulsão de 35 diplomatas russos, em retaliação pelos ataques informáticos ocorridos durante as eleições de Novembro.
Com base em informações dos serviços secretos, Obama considera que a Rússia interferiu na campanha para a Casa Branca. Responsabiliza as autoridades de Moscovo de estarem por detrás do roubo e divulgação de emails do Partido Democrata e da candidata Hillary Clinton.
Na sequência desta decisão de Barack Obama, o Presidente russo, Vladimir Putin, decidiu não responder na mesma moeda. Pelo menos, para já.
"Não vamos expulsar ninguém", disse o Presidente russo Vladimir Putin, em comunicado, citado pela agência Reuters.
O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergie Lavrov, tinha proposto horas antes a saída de 35 diplomatas norte-americanos, mas Putin rejeitou a medida.
De acordo com a agência Reuters, o Presidente russo vai esperar pela tomada de posse do Presidente eleito, Donald Trump, e avaliar a sua actuação, antes de tomar qualquer decisão.
Donald Trump toma posse no dia 20 de Janeiro. Recentemente criticou Obama pela forma como o processo de transição está a decorrer.