31 dez, 2016 - 12:58
Veja também:
O Presidente dos Estados Unidos agradeceu aos norte-americanos a dedicação demonstrada durante o seu mandato e desejou a todos um feliz Ano Novo.
“Numa altura em que viramos a página deste ano e olhamos para o futuro, quero apenas agradecer-vos por tudo o que fizeram para tornar a América mais forte nestes últimos oito anos”, começou por dizer na sexta-feira.
Barack Obama fez depois uma retrospectiva do seu mandato, da economia à segurança, passando, claro, pelo famoso e suado “Obamacare”.
“Há apenas oito anos, quando me preparava para assumir o cargo, a nossa economia oscilava à beira da depressão. Quase 180 mil militares serviram no Iraque e no Afeganistão e Osama bin Laden ainda estava em liberdade. Oito anos depois, tornámos a recessão em recuperação e tirámos mais pessoas do desemprego que todas as outras grandes economias juntas. Mais 20 milhões de americanos conhecem a segurança financeira do seguro de saúde. A taxa de formação dos nossos filhos no ensino secundário atingiu um recorde. Trouxemos 165 mil militares do Iraque e do Afeganistão e eliminámos Osama bin Laden”, indicou.
Passados oito anos, Obama considera que “quase todos os países na Terra vêem a América mais forte e mais respeitada”.
Agora que chega a hora de deixar a Casa Branca, o ainda Presidente diz que se prepara para “assumir o ainda mais importante papel de cidadão” e garante que estará sempre com os norte-americanos “em todos os passos do caminho, para assegurar que este país lutará sempre para se alinhar com a incrível promessa da nossa fundação: que todos fomos criados de forma igual e todos merecemos as mesmas oportunidades para viver os nossos sonhos”.
“Da família Obama para a vossa: desejos de um feliz e abençoado 2017”.