02 jan, 2017 - 23:33
A Coreia do Norte diz que está perto de ter um míssil intercontinental capaz de atingir os Estados Unidos com uma ogiva nuclear, mas isso “não vai acontecer”, garante Donald Trump.
O aviso do Presidente eleito dos Estados Unidos foi revelado em mais uma mensagem publicada na rede social Twitter.
North Korea just stated that it is in the final stages of developing a nuclear weapon capable of reaching parts of the U.S. It won't happen!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 2 de janeiro de 2017
O líder da Coreia do Norte, o excêntrico Kim Jong Un, anunciou no domingo que o país está muito perto de testar um míssil balístico intercontinental.
Apesar da promessa de ano novo de Kim Jong Un, alguns peritos internacionais consideram que o regime de Pyongyang ainda não tem capacidade tecnológica para aceder, no curto prazo, a um míssil capaz de atingir solo americano com uma ogiva nuclear.
Durante o ano de 2016, a Coreia do Norte trabalhou no desenvolvimento de componentes para um míssil intercontinental. Testou motores, escudos de calor e tecnologia para guiar o míssil até ao seu alvo, segundo especialistas citados pela agência Reuters.
Os mísseis intercontinentais têm um alcance mínimo de cerca de 5.500 quilómetros, mas alguns chegam aos 10 mil ou mais quilómetros.
A parte continental dos Estados Unidos e a Coreia do Norte estão separados por nove mil quilómetros de distância.
A Coreia do Norte é um dos países mais fechados e pobres do mundo. A ditadura liderada por Kim Jong Un é conhecida pela forma dura como lida com os opositores.
Desde que herdou o poder do seu pai, em 2011, Kim jong Un ordenou a execução de 340 pessoas.