20 jan, 2017 - 17:01
Veja também:
Donald Trump já é formalmente o 45º Presidente dos Estados Unidos. A tomada de posse aconteceu esta sexta-feira, dia 20 de Janeiro de 2017, na tradicional cerimónia em frente ao edifício do Capitólio, em Washington.
Pelas 17h01 (hora de Lisboa), o vencedor das eleições de Novembro do ano passado tornou-se chefe de Estado. Antes, Mike Pence tomou posse como vice-presidente dos EUA.
Com a mão direita no ar e a mão esquerda na Bíblia e repetindo as palavras de John Roberts, o presidente do Supremo Tribunal, Donald Trump jurou proteger a Constituição norte-americana redigida pelos pais fundadores na nação.
Foram utilizadas duas Bíblias. A da tomada de posse do Presidente Abraham Lincoln e uma oferecida pela mãe a Donald Trump, em 1955.
O republicano Donald Trump sucede no cargo ao democrata Barack Obama, que liderou os destinos dos Estados Unidos nos últimos oito anos.
Num discurso de 18 minutos, Donald Trump prometeu que "daqui em diante será América primeiro" e que vai devolver o poder ao povo.
Cerca de 900 mil pessoas eram esperadas para a cerimónia de tomada de posse do 45.º inquilino da Casa Branca.
A cerimónia fica marcada pela ausência de cerca de 50 congressistas democratas, em protesto contra Donald Trump, e por alguns confrontos entre manifestantes anti-Trump e a polícia, em Washington.