Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Muro com o México avança. Trump já assinou decreto

25 jan, 2017 - 18:24

Presidente reafirma que serão os mexicanos a pagar a barreira física na fronteira e quer que comece a ser construído “o mais rápido possível”.

A+ / A-
Muro com o México avança. Trump já assinou decreto
Muro com o México avança. Trump já assinou decreto

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já assinou o decreto que dá luz verde à construção do muro na fronteira com o México e quer que a construção comece “o mais rápido possível, talvez no espaço de meses”.

Os planos e a preparação “já começaram”, confirma Donald Trump que, assim, dá seguimento a uma promessa eleitoral.

Em entrevista à televisão ABC, Trump reafirma que será o México a pagar o muro, sem, no entanto, explicar como.

Já depois, em conferência de imprensa, Donald Trump disse que "uma nação sem fronteiras não é uma nação. A partir de hoje, os Estados Unidos vão recomeçar a recuperar o controlo sobre as suas fronteiras".

Donald Trump e o seu homólogo mexicano, Enrique Pena Nieto, têm reunião marcada para o próximo dia 31 de Janeiro e este deverá ser um dos temas da conversa.

O novo líder norte-americano acredita que pode "incrementar as relações entre os nossos dois países, até um nível nunca antes visto. Acredito que a nossa relação com o México vai melhorar. O departamento de segurança interna em trabalho conjunto comigo e com o meu gabinete, vai começar a construção imediata de um muro na fronteira".

A fronteira entre Estados Unidos e México tem cerca de 3200 quilómetros e cerca de mil já têm algum tipo de barreiras que, segundo o projecto da actual administração, serão reforçadas.

Ao mesmo tempo, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, adiantou que o Presidente assinou também o decreto reforçando as leis de imigração no país.

Durante a campanha eleitoral, a prioridade era expulsar todos os imigrantes ilegais que tenham cometido crimes nos Estados Unidos. Spicer não confirmou nem desmentiu se as prioridades tinham mudado.

Na entrevista à ABC, Trump deixou também aberta a porta ao regresso do Waterboarding, tortura com água a prisioneiros. O Presidente disse acreditar que a técnica funciona mas garante que a palavra final será do secretário da Defesa.

[actualizado às 21h00]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José combatente
    26 jan, 2017 Estoril 14:09
    TRUMP, grande patriota. Um chefe de uma nação, é como um chefe de família, que será mau pai se alimentar os filhos dos outros e deixar os seus a passar fome. CADA RAMO PARA SEU MACACO E CADA MACACO EM SEU RAMO. Quando estávamos em África diziam que a África era dos pretos e que nós não tínhamos nada que lá estar, pelo que mataram crianças, violaram mulheres, fizeram todas as barbaridades aos brancos, razão porque é tempo de se dizer também que a Europa é dos BRANCOS e ponto final.
  • LG
    26 jan, 2017 PTM 06:14
    Deixo aqui o meu conselho para o Mexico, façam vocês o muro e depois mandem a fatura ao Trump. Com a falta de trabalho que há no Mexico, assim é que devia ser.
  • J
    25 jan, 2017 Lisboa 23:09
    Continuem a idolatrar o senhor e a incensar tudo o que ele faz e diz! O resultado virá, inevitavelmente ... Largueza total para o Sr. Trump. É o que eu recomendo. Mas depois não gemam de dor.
  • Vasco
    25 jan, 2017 Viseu 23:05
    Porque não fazer também um muro ao longo da costa Leste e Oeste outro na Fronteira com o Canadá e já agora uma rede aérea em aço inox com 100 ou mais metros de altura sobre toda a área do território, assim ninguém entrava ninguém saía, incluindo o próprio que dessa forma talvez incomodasse menos o mundo.
  • Miguel
    25 jan, 2017 Amadora 23:04
    Para a construção das prisões dos EUA têm muitos mexicanos de gangs (MS13, EME, etc...) criminosos com bom corpo. Assim paga o México! Mas continuo sem saber o que vão fazer com a vedação que já lá existe há mais de 30 anos. Podem oferecê-la aos mexicanos para fazerem gaiolas.
  • Manuel Simao
    25 jan, 2017 Porto 20:49
    Este Trump é um PALHAÇO!
  • MENTIRAS
    25 jan, 2017 Lx 20:31
    Mas esse muro já existe há mais de 30 anos faltando apenas concluí-lo o que agora pretende o Donald Trump.Por isso, deviam analizar esta situação. E impedir a entrada de ilegais todos os países o fazem e até nós...Por isso, existe o SEF---Tristeza de jornalismo este das falsas verdades ..
  • Madala
    25 jan, 2017 Évora 19:46
    Admira-me tanto chinfrim da comunicação social quando vejo em séries, na National Geographi, uma rede bastante alta, com arame farpado no cimo, entre os Ue e o México. É certo que a rede se pode cortar, por isso o Trump quer um muro. Ninguém o pode criticar por querer defender as suas fronteiras da emigração ilegal. É criticado também por dizer que vai expulsar os ilegais.... que novidade! Foi há tempos noticiado que os Ue de Obama expulsaram em 2016 cerca de 520 000 ilegais, será que por ser o outro acharam bem? Penso que sim... tudo o que o outro dizia ou fazia era elogiado... este está atravessado na garganta.
  • Filos
    25 jan, 2017 Castelo Branco 19:40
    Ou da Sociedade Secreta Skull
  • Helder Ribeiro
    25 jan, 2017 Alcantarilha 19:17
    Aqui esta um doido a solta quando foram os Mexicanos que construirão America e a mesma são dos povos indios . isto pode ser uma 3 guerra mundial .

Destaques V+