Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Presidente do México cancela encontro com Trump

26 jan, 2017 - 17:08

Construção do muro ainda não arrancou e já faz estragos nas relações entre os dois países. México cancelou encontro pelo... Twitter.

A+ / A-
"O México não pagará por qualquer muro", garante Presidente
"O México não pagará por qualquer muro", garante Presidente

Veja também:


O Presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou esta quinta-feira que cancelou os planos de se encontrar com Donald Trump na próxima semana.

A decisão surge depois de o Presidente dos Estados Unidos ter escrito no Twitter que Nieto deveria cancelar o encontro se não estava preparado para pagar pelo muro que os Estados Unidos vão construir na fronteira entre os dois países.

"Esta manhã informámos a Casa Branca que não vou participar no encontro planeado para a próxima terça-feira com o POTUS [Presidente dos Estados Unidos]", escreveu o Presidente mexicano.

"O México reitera a sua vontade de trabalhar com os Estados Unidos para chegar a acordos que favoreçam ambas as nações."

Muro com o México avança. Trump já assinou decreto
Muro com o México avança. Trump já assinou decreto

O Presidente dos Estados Unidos confirma que acordou com o seu homólogo mexicano adiar a reunião que estava marcada, mas reafirma que o encontro será “infrutífero” se o México não aceitar pagar o muro.

“Já deixámos claro que os americanos não vão pagar o muro”, referiu.

Num discurso, durante uma reunião do partido Republicano, em Filadélfia, Trump repetiu o que tem dito nos últimos dias, dando conta de algumas das medidas que já tomou desde que chegou à Casa Branca.

“O acordo NAFTA é terrível, vamos mudar os impostos, vamos construir novas estradas e vias-férreas e arranjar as que estão destruídas, terminar com o Obamacare, vamos tomar conta dos militares e dos nossos veteranos, reabrir minas de carvão, reduzir a burocracia e precisamos de voltar a ser um país seguro”, acrescenta.

Depois de vários elogios à sua equipa, alguns deles ainda à espera de confirmação, Trump voltou a criticar a comunicação social. “Não há nada de justo nos media”.

Muro avança

Donald Trump assinou na quarta-feira o decreto que dá luz verde à construção do muro na fronteira com o México e quer que a construção comece “o mais rápido possível, talvez no espaço de meses”.

Os planos e a preparação “já começaram”, confirmou Donald Trump, dando seguimento a uma promessa eleitoral.

Em entrevista à televisão ABC, Trump reafirmou que será o México a pagar o muro, sem, no entanto, explicar como.

Já depois, em conferência de imprensa, o novo Presidente norte-americano disse que "uma nação sem fronteiras não é uma nação. A partir de hoje, os Estados Unidos vão recomeçar a recuperar o controlo sobre as suas fronteiras".

Donald Trump e o seu homólogo mexicano, Enrique Pena Nieto, tinham reunião marcada para 31 de Janeiro e este deveria ser um dos temas da conversa. A renegociação do tratado NAFTA (comércio entre Estados Unidos, Canadá e México) também estaria em cima da mesa.

O novo líder norte-americano disse na quarta-feira que pode "incrementar as relações entre os nossos dois países, até um nível nunca antes visto. Acredito que a nossa relação com o México vai melhorar. O departamento de segurança interna em trabalho conjunto comigo e com o meu gabinete, vai começar a construção imediata de um muro na fronteira".

A fronteira entre Estados Unidos e México tem cerca de 3.200 quilómetros e cerca de mil já têm algum tipo de barreiras que, segundo o projecto da actual administração, serão reforçadas.

Ao mesmo tempo, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, adiantou que o Presidente assinou também o decreto reforçando as leis de imigração no país.

Durante a campanha eleitoral, a prioridade era expulsar todos os imigrantes ilegais que tenham cometido crimes nos Estados Unidos. Spicer não confirmou nem desmentiu se as prioridades tinham mudado.

Na entrevista à ABC, Trump deixou também aberta a porta ao regresso do "waterboarding", tortura com água a prisioneiros. O Presidente disse acreditar que a técnica funciona mas garante que a palavra final será do secretário da Defesa.

Já esta quinta-feira ficou a saber-se que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer um novo imposto de 20% para todas as importações vindas do México para, assim, pagar o muro entre os dois países. A informação foi confirmada já esta quinta-feira por Sean Spicer, porta-voz da Casa Branca.

A mesma fonte não deu pormenores sobre como esse imposto será implementado, mas Spicer afirmou que fará parte de um novo pacote fiscal a apresentar ao Congresso.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Inácio
    27 jan, 2017 Abrantes 12:11
    Reina por aqui muita ignorância, razão porque muitas asneiras são ditas por estes acéfalos. Tanta polémica por o homem querer CONTINUAR a construção do muro, é verdade, eu disse CONTINUAR, porque se a memória não me falha e já cá ando quase à 74 anos, QUEM O COMEÇOU FOI O BUCH pai e CLITON também construiu a maior parte, ou seja, julgo que mais de 1.000 km. Pelos vistos , faltam uns 2.000 km. e sobre estes dois PRESIDENTES, os ACEFALOS não dizem coisa nenhuma, não é verdade ?----------------Aqui o comentador moralista Sr. (?) EDUARDO, apelida TRUMP de HITLER e eu que até estou nas tintas para o TRUMP e todos os governantes do planeta, agradecia que me explicasse porque compara TRUMP a HITLER, para que eu não morra ignorante nesta questão, porque ainda não ouvi da boca do homem, dizer que vai exterminar esta ou aquela RAÇA. MAS SE JÁ DOIS PRESIDENTES QUISERAM MURAR A FRONTEIRA COM O MÉXICO e começaram a faze-lo, então já houve dois HITLERES americanos, será ? Por outro lado, será que não estejamos a viver a 3ª. guerra mundial há muito tempo ? Ou será que o Sr. (?) EDUARDO se queira referir à 4ª. Guerra Mundial que possivelmente será para acabar com o planeta ? AGRADEÇO UMA AULA !
  • Eduardo
    26 jan, 2017 Lx 23:50
    Um Hitler do século. Só falta começar a 3 guerra mundial e será os americanos os maiores derrotados.
  • Alberto Martins
    26 jan, 2017 Lisboa 23:12
    Portanto a Coreia do Norte tem um louco à frente dos destinos do país...trump é "só" mais um.
  • Americo Magalhaes
    26 jan, 2017 Rio tinto gondomar 22:57
    Estamos perante um LOUCO! !!!!!!!!
  • 26 jan, 2017 22:18
    Uma 2ª. edição do extinto muro da vergonha na Alemanha.
  • Ricardo Santos
    26 jan, 2017 lisboa 21:37
    De uma coisa tenho eu a certeza: Na minha casa só entra quem eu quero ou deixo. Pelos comentários que por aqui passam parece-me existir muita gente que não sabe quem a sua casa frequenta. Cuidado!
  • Domingos
    26 jan, 2017 Ancora 20:48
    O muro começou na década de 1990..Clinton...Obama e agora Trump... Todos se calaram...e agorora todos berram!!!! A verdade é que os USA estão em falência...os défices são colossais...50 milhões de americanos comem a sopa dos pobres.... Ou alguém bate com o murro na mesa para que haja alguma equidade fiscal e concorrencial entre as nações...ou a miséria grassará não apenas nos USA mas também por cá! Para onde foi a produção dos países desenvolvidos? Até a nossa pobre indústria? Migrado para terras com um sol mais terno nos salários e Impostos! Até custa acreditar que anda tanto português enfeudado ao totalitarismo mercantil que agora também é defendido pelas nossas esquerdas.
  • alem tejo
    26 jan, 2017 sul 20:31
    Não compre4m americano Não vão ver o La La Land e quejandos
  • António Torres
    26 jan, 2017 Braga 20:00
    Lamentavelmente tivemos um Hitler na Europa que dividiu o seu país e deu no que todo o mundo sabe. Agora apareceu na América um outro Hitler ainda mais radical e maluco.como e possível o povo americano confiar nesse trampa.
  • jose
    26 jan, 2017 lousada 19:58
    quase todos os meus amigos têm vivendas e um muro em volta do seu quintal, e como as câmaras não deixam subir muito o muro colocam grades e chapa. e colocam os muros porque não confiam nos vizinhos que conhecem pelo nome. um grupo de condóminos, colocam um muro em volta das suas casas e isolam uma parcela do território a todos os outros cidadãos. ou seja: qualquer proprietário individual ou grupo de proprietários pode erguer um muro À volta do que é seu. um conjunto de pessoas com a mesma nacionalidade podem também erguer um muro em torno do que é seu. aliás um terço do muro já está construido e ninguém contestou. ps:oa reclamantes têm em volta de suas casas um muro para se protegerem de pretensos inimigos.

Destaques V+