Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Hollande envia recado a Trump a partir de Lisboa: "A Europa não é fechada"

28 jan, 2017 - 14:20

Presidente francês participa na cimeira dos sete países do Sul da Europa.

A+ / A-
Hollande diz que a Europa "repudia" o populismo e o extremismo de Trump
Hollande diz que a Europa "repudia" o populismo e o extremismo de Trump

Veja também:


O Presidente francês, François Hollande, defendeu este sábado, em Lisboa, uma posição forte perante a politica doo novo Presidente norte-americano, Donald Trump.

No final da cimeira dos sete países do Sul da Europa, Hollande sublinhou as diferenças entre o que o “Velho Continente” representa e aquilo que a nova administração americana pretende fazer.

O chefe de Estado francês afirmou que a Europa deve ser ela mesma e responder sempre que Presidente dos Estados Unidos faz considerações sobre os Estados-membros.

“Devemos afirmar as nossas posições e empenhar-nos no diálogo com firmeza sobre o que pensamos dos assuntos, mas também com o objectivo de resolver os problemas do mundo. Porque temos a Síria, o Iraque, a luta contra o terrorismo, as relações com a Rússia. Para tudo é preciso diálogo, mas para dialogar é preciso ter ideias claras.”

Presente na Cimeira dos Países do Sul da Europa, a decorrer em Lisboa, Hollande lembrou que vai falar com Donald Trump ao telefone, afirmando que o que está em causa no presente é o populismo, acreditando na lucidez dos europeus.

“Acredito que a lucidez vai convencer os europeus de continuarem juntos. O que está em causa é o populismo. O populismo e o extremismo, ideias que repudiamos na Europa, [como] o isolamento, a recusa dos refugiados, de pôr em causa as alterações climáticas. O proteccionismo. A Europa não é proteccionista, a Europa não é fechada, a Europa tem valores e princípios. É isso que a Europa deve mostrar durante este período”, declarou o Presidente francês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J
    29 jan, 2017 Lisboa 12:19
    O Sr. Trump vai fazer-se surdo a qualquer tipo de argumentação. O homem só se vê a ele próprio. Portanto, quando alguém assim é, o que invariavelmente acontece é que a realidade acaba por se impor, e provocar-lhe fortes dissabores. Deixem-no correr, deixem-no saltar, deixem-no atropelar tudo e todos, deixem-no provar o fracasso das medidas que ele considera muito boas e que podem sair-lhe completamente ao lado. Já aqui li o comentário de alguém que profetizava ou a destituição ou coisa pior. E confesso que também assim me parece, nomeadamente pela tendência evidenciada por alguns factos pretéritos da História dos EUA. E quanto ao Presidente Hollande, devo dizer que as suas palavras são correctas. Naturalmente, quem for racista, xenófobo, intolerante, destituído de compaixão para com aqueles que fogem da fome e da guerra, esses não gostam nem do Sr. Hollande, nem da Sra. Merkel, nem do Sr. Obama, nem do Sr. Guterres. Pois quem não gosta que fique com os seus ódios e os seus terrores. Nós, os outros, procuraremos continuar a construir o ideal europeu e uma sociedade multicultural. Quando aqui leio alguns comentários, pergunto a mesma se podem vir de Cristãos. E creio que isso é impossível. Não podem ser Cristãos os que se identificam com a permanente "pregação de ódio" do Sr. Trump.
  • Jose Naria
    29 jan, 2017 Vila do Conde 00:55
    O Sr. Trump nao pode comparar um país roubado a nativos das Americas e com uma independencia com menos de trezentos anos com qualquer um dos países do " velho continente" tal como Portugal com uma independência de 874 anos. Tambem nao pode esquecer a origem dos chamados colonos que na maioria eram personas non gratas no velho continente.
  • oleg
    28 jan, 2017 Ponta Delgada 21:20
    Um palhaço francês.
  • isidoro foito
    28 jan, 2017 elvas 20:22
    mandem a esposa do presidente americano para o pais dela , pois também não é americana, e despachem esse doido antes que ele arranje outra guerra como fez o buch filho, e desta vez mundial
  • CarlosT
    28 jan, 2017 Leiria 18:19
    O cobardolas Hollande que vive debaixo das saias da Merkel, bem, ela usa calças, I think, em frente. Vive sob o domínio de ferro da verdadeira dona disto tudo e agora faz voz grossa para Trump a fingir que é um homenzinho.
  • Jean
    28 jan, 2017 Lisboa 17:31
    Criticam portugueses, mas a França sempre vos acolheu quando vocês estavam na merdra, o Hollande encomendou, durante o seu mandato, mas de 40 "opérations homos" como se disse no "jargon"dos serviços secretos franceses, isto quer dizer élimination de islamistas que participaram em raptos de franceses ou mortes de refens e sempre com sucessos, foi o único présidente da 5a républica que o fez e bem. Param de criticar, portugueses, voces não fazem nada neste mundo, nada mesmo! Um francês orgulho deno ser
  • Madala
    28 jan, 2017 Évora 16:50
    Este a querer parecer crescido!... a Europa sempre andou, infelizmente, a reboque dos Usa e vai continuar.
  • CarlosT
    28 jan, 2017 Leiria 16:38
    Hollande, o cobarde de lambreta fugindo pela calada da noite para os braços da sua amante a actriz Julie Gayet Este é o personagem que durante a campanha eleitoral no ano em que foi eleito com o Presidente da França, parecia D. Quixote de La Mancha, bramindo a sua espada de fazer de conta, contra as politicas económicas ditadas pela Comissão Europeia a mando da Merkel, prometendo acabar com essas polirticas e
  • Manuel Sá
    28 jan, 2017 Porto 16:11
    NORTE-AMERICANOS, são cidadãos dos Estados Unidos da América. O pessoal tem preguiça de consultar dicionários (ou a internet que está já aqui....).
  • Francisco Torres
    28 jan, 2017 Viana do Castelo 16:08
    Assim vai a França e por inerência toda a Europa, onde a insegurança e atentados terroristas perpetrados por muçulmanos, mataram centenas de inocentes, incluindo crianças e ataques cobardes e dignos de ratazanas de esgoto. O Sr Holland e a Srª Merkel tem as mãos manchadas de sangue, sangue de inocentes.

Destaques V+