Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Trump suspende programa de refugiados. Organizações fazem apelo aos EUA

28 jan, 2017 - 09:16 • João Cunha

ACNUR e Organização Internacional para as Migrações esperam que Estados Unidos "continuem a proteger que foge de conflitos e perseguições".

A+ / A-
Trump suspende entrada de refugiados nos EUA
Trump suspende entrada de refugiados nos EUA

Veja também:


As principais organizações de protecção e defesa dos refugiados e migrantes já reagiram à mais recente decisão do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de suspender a entrada de refugiados por quatro meses.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) esperam que “os Estados Unidos continuem a proteger todos aqueles que fogem de conflitos e de perseguições”.

As duas organizações sublinham que as necessidades dos refugiados e migrantes espalhados pelo mundo nunca foram tão grandes.

Num comunicado conjunto, consideram que o programa norte-americano de admissão de refugiados é um dos mais importantes do mundo.

Donald Trump assinou, na sexta-feira, um decreto presidencial a suspender por quatro meses a entrada no país de refugiados sírios e de outros seis países maioritariamente muçulmanos: Irão, Iraque, Somália, Sudão, Líbia e Iémen.

Segundo a ordem executiva, após o período de quatro meses, as reivindicações de refugiados serão priorizadas de acordo com o nível de perseguição religiosa de grupos minoritários.

A ordem indica também que os governos estaduais e locais devem ser ouvidos para decidir onde os refugiados se podem instalar, conforme permitido pelo quadro legal actual. O documento não menciona "zonas seguras" na Síria.

O decreto estabelece ainda que os Estados Unidos não vão receber mais do que 50 mil refugiados da Síria ao longo do ano de 2017.

Donald Trump também assinou novas leis que procuram reforçar a segurança interna e dificultar a entrada de terroristas no país.

O documento chama-se “Protecção da Nação Contra a Entrada de Terroristas Estrangeiros nos Estados Unidos da América” e foi rubricado por Trump depois da tomada de posse de James Mattis, o novo secretário da Defesa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 00SEVEN
    30 jan, 2017 Portugal 17:44
    Esta esquerda mundial que diz defender a democracia só vê para o lado que lhes interessa e vale tudo desde a mentira mais sórdida até arrancar olhos! A medida não é só legal como até é constitucional e foi utilizada por 6 presidentes antes de Donald Trump incluindo Obama. Obama suspendeu o programa de entrada de refugiados do Iraque pelo período de 6 meses em 2011 mas só em 2013 a cadeia de notícias ABC o revelou pela 1ª vez. Par os que têm dúvidas aí vai um excerto de uma notícia publicada hoje: Let’s start with the Constitution, which vests all executive power in the president. Under the Constitution, as Thomas Jefferson wrote shortly after its adoption, “the transaction of business with foreign nations is Executive altogether. É ridículo, senão estúpido, alguém desafiar o direito de um país defender as suas fronteiras e não percebo porque é que não houve indignação e manifestações quando Obama cancelou a entrada de cidadãos do Iraque em 2011. Até porque a suspensão decretada por Trump é por menos tempo que a do Obama em 2011 até que se revejam as leis de imigração! De facto o mundo está cheio de gente que precisa de ser educada mas pelo andar eles recusam-se a aprender porque só entendem o mundo deles com as suas benesses! Let’s start with the Constitution, which vests all executive power in the president. Under the Constitution, as Thomas Jefferson wrote shortly after its adoption, “the transaction of business with foreign nations is Executive altogether.
  • Bela
    28 jan, 2017 Coimbra 23:30
    Não entendo o porque de tanta esteria? Concordo com o facto de ele querer que sejam seleccionados os refugiados a admitir no seu país. O decreto apenas suspende por 4 meses a entrada dos refugiados de alguns países muçulmanos. Há muitos deles que querem protecção e apoios e depois é o que se vê... E basta de hipocrisias, nem quer em sua casa quem lhe pode causar problemas.
  • FR
    28 jan, 2017 Portugal 13:12
    hahah estão à espera que alguém que nasceu num berço milionário tenha empatia por quem nasceu com nada ou perdeu tudo. Que o mundo se una contra este lunático.
  • Euqueostopo
    28 jan, 2017 Lisboa 11:28
    Não vi ninguém vir a terreiro quando a Hillary matou o Khadafi (mau que ele fosse) para armar o ISIS com os arsenais da Libia e disse "we came we saw he died" agora saltou o tampão e a Europa tem que se aguentar com os milhares infindáveis de migrantes (não disse "refugiados") que antes não nos proporcionavam os tristes espectáculos que aparentemente fazem o deleite da comunicação social. Pois... tudo caladinho, essa parte não interessa... quanto aos refugiados, os primeiros a sair foram logo os presos de delito comum escapados das prisões... pois, também não interessa... agora aguentem-se com os turras e quanto mais tarde aprenderem, pior - ou se calhar é isso mesmo que querem para manter as pessoas no medo e daí forçosamente extrair a legitimidade para um poder cada vez mais podre... está bem está...
  • Fred
    28 jan, 2017 Lx 11:13
    Tenho pena que quando a familia dele foi da alemanha para os eua tb nao os tenham impedido de entrar....
  • j
    28 jan, 2017 al 11:06
    Trump adota boas medidas sendo cauteloso.Hà que ter cautela com esses muçulmanos.
  • Sergio
    28 jan, 2017 Cascais 10:07
    E ainda mesmo assim permite até 50000 refugiados? Afinal o Trump pode não ser o papão que CNN tanto quer fazer-nos acreditar
  • pixelzombie
    28 jan, 2017 porto 10:07
    Não vai poder proteger mais. Agora em vez de fugir deponham os governantes, a bem ou a mal e coloquem lá melhores governantes. Trump não quer pactuar com governantes criminosos, sociopatas, que põem os seus concidadãos a fugir do país.
  • 28 jan, 2017 Porto 09:52
    Vivemos em tempos do "enxota o próximo"...antes que te enxotem a ti! Interessante....

Destaques V+