05 fev, 2017 - 18:51
Cerca de 1.500 migrantes foram socorridos neste fim-de-semana ao largo da Líbia, um número invulgarmente alto no Inverno, quando a frequência das travessias diminui devido às difíceis condições meteorológicas.
O número, fornecido pela guarda-costeira italiana, que coordena as operações na zona, eleva para 4.500 os migrantes resgatados desde quarta-feira.
Este domingo, 900 migrantes que viajavam em três embarcações precárias foram socorridos no Mediterrâneo central pelo navio da Marinha espanhola Canarias, integrado no dispositivo EunavforMed, com a colaboração de navios comerciais.
Na véspera, foram cerca de 600 os migrantes resgatados em nove operações distintas.
Com as operações do fim-de-semana, o número de migrantes que chegaram à costa de Itália desde o princípio do ano eleva-se a 8.500, a que se juntam 227 pessoas que morreram ou desapareceram ao largo da Líbia.
Reunidos em cimeira em Malta, os líderes da União Europeia decidiram na sexta-feira tomar medidas adicionais para reduzir o fluxo de migrantes que parte da costa líbia em direcção à Europa.
O plano inclui o financiamento e acções de treino da guarda-costeira líbia para melhorar a sua capacidade para interceptar embarcações e ajudar os países vizinhos a encerrar rotas migratórias para a Líbia.