Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vice-presidente norte-americano diz "compromisso com a NATO é inquebrável"

18 fev, 2017 - 13:30 • Guilherme Silva

Em Janeiro, o presidente Trump disse que a organização é obsoleta.

A+ / A-
EUA. Compromisso com a NATO é "inabalável", diz Mike Pence
EUA. Compromisso com a NATO é "inabalável", diz Mike Pence

O compromisso dos Estados Unidos com a NATO é “inquebrável”. Foi assim que o vice-presidente norte-americano Mike Pence na Conferência de Segurança de Munique arrefeceu o discurso de Donald Trump sobre esta matéria.

Trump, no início deste ano, disse que a NATO era uma organização com muitos problemas. "Em primeiro lugar, (a NATO) é obsoleta porque foi delineada há muitos anos. Em segundo lugar, os países não estão a desempenhar o papel que devem cumprir".

Ainda assim Pence deixou alguns avisos para outros líderes europeus, incluindo Angela Merkel. Pence lembrou que apenas cinco membros da organização incluindo os Estados Unidos gastam 2% do PIB em despesas com a defesa.

“O Presidente dos Estados Unidos espera dos seus aliados que cumpram com a palavra e para a maioria isso significa que chegou a hora de fazer mais”, explicou Pence.

Um dos países que não chega à meta dos 2% do PIB é a Alemanha e a chanceler Angela Merkel prometeu "fazer os possíveis" para cumprir essa meta: “Penso que a NATO é do profundo interesse europeu e da Alemanha, mas também do interesse americano.”

Merkel disse ainda que é preciso ir além das despesas com a defesa, destacando, por exemplo, a importância da ajuda ao desenvolvimento e da prevenção de crises.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Calma :-)
    18 fev, 2017 Lisboa 21:36
    Hilariante me parece, sim, a defesa que alguns fazem do sr. Trump. Mais um mesinho ou dois e veremos qual o estado de saúde da administração americana. Quantas mais demissões existirão? Quantos mais discursos contraditórios se ouvirão? Quanto mais alto subirão as divergências dos Generais, as sentenças dos Juízes, e a voz do Povo que afirma: "Este não é o meu presidente!". Esse argumento do "dito a milhas do Chefe", num mundo em que a partilha da informação é instantânea e planetária, tem piada. Mas vamos, tranquilamente, deixar o sr. Trump exprimir-se, de preferência através do Twitter, e continuar a mostrar a sua peculiar natureza e motivações. E o futuro a Deus pertence!
  • joao almeida
    18 fev, 2017 Aveiro 14:17
    é muito bonito dito as milhas do CHEFE porque ele já disse que a NATO e obsoleta e USA devia abandonar ....QUEM DIZ A VERDADE??????????????
  • Francisco Rodrigues
    18 fev, 2017 Algés 14:10
    uma declaração não invalida a outra.... é obsoleta?.sem dúvida!....precisa de se modernizar . . mas o compromisso é inquebrável..sim os europeus têm de aumentar as despesas com defesa ?? ÓBVIO....passam o tempo a criticar os yankees....mas quando o perigo espreita....vão logo de joelhos pedir ajuda (às vezes exigem !!) -cerco de Berlim pela URSS 1961 MÍSSEIS SS da URSS (anos 70/80) além do plano Marshall.... ou seja....os europeus insultam os EUA....( a fúria anti TRUMP já se torna hilariante..)..mas exigem que os EUA os defendam!!! auto destruição europeia... e daqui a 50 anos ..o islão é maioritário..... acaba a Europa cristã !!! TODOS AQUELES QUE ESCONDEM A SELVAJARIA ISLÂMICA.....SÃO CULPADOS PELO FIM DA EUROPA CRISTÃ..!!

Destaques V+