Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mais uma vez. Schäuble, o alemão que diz, há um ano, que Portugal está em risco de novo resgate

15 mar, 2017 - 15:42

Desde que o Governo de António Costa tomou posse, o ministro das Finanças alemão acena com a possibilidade de Portugal ter de pedir um novo resgate.

A+ / A-

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, alertou ,esta quarta-feira, o Governo português para a se certificar de que não precisará de recorrer a um novo resgate financeiro.

“Certifiquem-se que não será necessário um novo programa de assistência financeira”, disse o governante alemão em declarações à agência Bloomberg.

Não é a primeira vez que Schäuble deixa este tipo de alertas. O ministro alemão tem mesmo feito sucessivos alertas públicos sobre as consequências daquele que acha ser o mau rumo da economia portuguesa.

Wolfgang Schäuble afirma que os programas de ajustamento funcionaram “muito bem” em vários países da zona euro e que estes ajudaram a fomentar o crescimento económico, apoiado em finanças públicas mais sólidas.

Em Outubro do ano passado, o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, disse que Portugal estava a ser bem-sucedido até o novo Governo entrar em funções.

“Portugal estava a ser muito bem-sucedido até entrar um novo Governo, depois das eleições […], declarar que não iria respeitar o que os compromissos com que o anterior Governo se comprometeu”, disse Schäuble.

Na altura, António Costa reagiu com desagrado às afirmações do governante alemão. "Dou sobretudo atenção aos alemães que conhecem Portugal e, por isso, sabem do que falam", declarou, afirmando mais à frente que "o preconceito é muito pouco inspirador para se falar com tino".

Mas já antes, no final de Junho o mesmo ministro alemão colocou a hipótese de Portugal ter de pedir um novo resgate. Na versão original em alemão, de acordo com os jornalistas presentes, Schäuble não terá dito a frase no condicional, tendo dito que Portugal havia pedido um novo resgate.

Ao Observador, o porta-voz de Wolfgang Schäuble garantiu que o ministro disse sempre que Portugal teria de pedir um novo resgate, não que o pediu, e apenas caso não cumprisse as regras orçamentais.

Em Fevereiro do mesmo ano, o ministro de Angela Merkel afirmou que os mercados estavam a ficar nervosos com a situação em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 16 mar, 2017 Coimbra 11:56
    Este é como eu falho sempre nos números do euromilhões ,carago..........
  • julio
    15 mar, 2017 vila verde 20:43
    Para mim ele tem razão porque os numeros da geringonç são iguais aos do socrates
  • Fausto
    15 mar, 2017 Lisboa 20:31
    O homem preocupa-se com Portugal...é um facto...pode acenar com medidas de natureza construtiva...isso dos resgates já não cola...salsichas por exemplo...ou uma multa pesada prós excessos de gases...vamos lá ajudar a evitar o resgate...podemos resgatar o bucha Banks...temos muita experiência...fica pago...
  • xico
    15 mar, 2017 lixa 20:12
    "Coitado"!.......
  • Rui Alves
    15 mar, 2017 Sintra 19:37
    Quem tem a culpa é o tuga que idolatra, adora tudo o que é Alemão, vive para lhes dar dinheiro! é bem feito!!
  • Eborense
    15 mar, 2017 Évora 18:41
    Um País que se endivida a uma média de 47 milhões de euros por dia, não sei qual será o seu final. Espero que o Schäuble não tenha razão! Mas se as coisas não mudarem, temo que tenha mesmo.
  • Guerreiro
    15 mar, 2017 Maia 17:52
    Primeiro perdes tu o poleiro.
  • Barsanulfo
    15 mar, 2017 alcains 17:29
    Os gajos estão abaixo dos 28% !!! mordem-se uns aos outros, a Crista esganiçada, veio atirar mais uma "pazada de terra" no funeral dos Mr. Zandinga de Massamá e na Mariazinha swapp, com a "estórinha" surreal das off shores. Um telefonemazinho pela calada da noite, ao amigo das rodinhas, das fotos em família de braço dado com o Herr Adolf Schäuble,das saídas sujas, para uma frase envenenada e encomendada, dá sempre jeito.... colhe é pouco... 28% de inclinação, sempre a descer, é dramático.
  • Antonio
    15 mar, 2017 Vale de Cambra 17:21
    Este (bruxo ?) anda a ver se consegue fazer campanha para o ppc/pp.
  • Zé Campos
    15 mar, 2017 Lisboa 17:05
    A banca alemã deve estar de novo com problemas, além dos conhecidos do Deutsche Bank e dava jeito um pouco mais de mama. E nós que andávamos tão entretidos com as travessuras do Trump, a questão turca, e as eleições dos outros. Se a extrema direita holandesa ganhar voltaremos a ouvir este jovem, em breve. Claro que precisamos de ter muito cuidado e trabalhar muito com os nossos amigos europeus. Será que quando PPC profetizava a vinda do diabo se referia a este ser humano?

Destaques V+